Pela primeira vez em anos, a eleição da CBF não terá unanimidade. Um grupo formado por 20 clubes das Séries A e B divulgou, na noite desta quarta-feira, um comunicado em que anuncia que não participará do pleito deste domingo (25), em protesto contra a condução do processo eleitoral da entidade máxima do futebol brasileiro.
O grupo reivindica “democracia, transparência e representatividade” e se posiciona contra a forma como a eleição foi organizada.
– Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor – diz trecho da nota. Confira a íntegra mais abaixo.
Quem são os clubes que não votarão em protesto:
-
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
A eleição
O pleito será realizado no domingo, às 10h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O voto remoto será permitido devido à realização de jogos pelo Campeonato Brasileiro na mesma data.
O único candidato é Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, que registrou sua chapa no último domingo. Ele será eleito para um mandato de 2025 a 2029, sucedendo Ednaldo Rodrigues.

A candidatura de Xaud recebeu apoio de 25 federações estaduais — com exceção de São Paulo e Mato Grosso — e 10 clubes, o suficiente para inviabilizar a chapa de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol. Reinaldo tinha apoio de 29 clubes, mas de apenas duas federações, número insuficiente (são necessárias no mínimo oito federações para validar uma chapa).
Entenda o movimento
O boicote visa evitar que a eleição se repita como na última, marcada pela unanimidade na reeleição de Ednaldo Rodrigues, o que depois gerou arrependimento entre vários dirigentes. Muitos temem agora que Samir Xaud, de perfil pouco conhecido no cenário nacional, não tenha autonomia plena para gerir a CBF.
Como estão posicionados os clubes?
-
Apoiam Samir Xaud (10 clubes):
Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda. -
Neutro (1 clube):
Athletic (MG). -
Estavam com Reinaldo, mas não assinaram o boicote (9 clubes):
Atlético-MG, Avaí, Bahia, Bragantino, Ceará, Ferroviária, Operário-PR, Vila Nova e Vitória. -
Boicotam a eleição (20 clubes):
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.