-

O que parecia mais um triunfo certo de Oscar Piastri acabou se transformando em uma verdadeira festa britânica na Fórmula 1. Lando Norris herdou a vitória no GP da Inglaterra após a punição de 10 segundos aplicada ao companheiro de equipe e, assim, conquistou seu primeiro triunfo correndo em casa. De quebra, encerrou um jejum de 17 anos da McLaren sem vencer em Silverstone.

A última vitória da escuderia inglesa no tradicional circuito havia sido em 2008, com um jovem Lewis Hamilton — que se tornaria campeão mundial naquele mesmo ano. Curiosamente, a sede da McLaren fica em Woking, a apenas 128 km do autódromo.

Foto: Andrea Diodato/NurPhoto via Getty Images

Hamilton, aliás, é o maior vencedor da pista com nove conquistas em quase duas décadas de carreira. Agora, divide o protagonismo com Norris, que se tornou o primeiro britânico além dele a vencer em Silverstone desde David Coulthard em 2000. Vale lembrar: Coulthard é escocês; se considerarmos apenas pilotos ingleses, o último antes de Norris havia sido Johnny Herbert, em 1995.

— Me juntei a uma longa lista de vencedores incríveis aqui em Silverstone. A maioria deles foi o Lewis, claro! Mas poder fazer parte disso e manter o reinado britânico aqui é algo incrível. Nas últimas voltas, olhar para os torcedores em pé, vibrando, foi um daqueles momentos raros que poucos atletas têm a chance de viver. É egoísta, sim, mas é especial demais — disse um emocionado Lando após a vitória.

Norris largou da terceira posição, atrás do pole Max Verstappen e de Oscar Piastri. Na primeira parte da corrida, o australiano da McLaren chegou a tomar a liderança do holandês, assumindo o controle da prova. No entanto, foi penalizado por comportamento perigoso ao frear de forma irregular atrás do safety car, o que lhe custou 10 segundos e a vitória. Com isso, Norris herdou a ponta e segurou até a bandeirada.

Com o resultado, o piloto do carro número 4 segue na vice-liderança do campeonato e reduziu a diferença para o líder Verstappen de 15 para apenas oito pontos. Este foi seu oitavo triunfo na carreira e o quarto em 2025, somando-se aos GPs da Áustria (na semana anterior), Mônaco, e Austrália.

— Talvez não tenha sido a forma ideal de vencer. Não vou dizer que foi minha melhor corrida, porque não foi. Mas, em termos emocionais, vencer aqui em casa, diante da minha torcida, da minha família, dos amigos, da McLaren, e ainda com a presença de Sua Alteza Real (príncipe Salman, do Bahrein), foi uma sensação indescritível. Especialmente depois do que aconteceu no ano passado — refletiu Norris.

Em 2023, o britânico chegou a liderar momentaneamente a etapa britânica, superando Verstappen na largada. No entanto, o holandês retomou a ponta e venceu. Ainda assim, o segundo lugar rendeu à McLaren seu primeiro pódio em mais de um ano.

Foto: Bradley Collyer/PA Images via Getty Images

Com a vitória de Norris, a McLaren soma agora 15 conquistas no GP da Inglaterra, ainda atrás da Ferrari (18) e à frente da Mercedes (10). Desde a vitória de Hamilton em 2021, apenas outras três equipes haviam vencido em Silverstone: a Mercedes (com Hamilton e Rosberg), a Ferrari (com Alonso, Vettel e Sainz) e a RBR (com Verstappen, Vettel e Webber).

Lando Norris, que já havia triunfado em Miami, Holanda, Singapura, Abu Dhabi, Austrália, Áustria e Mônaco, finalmente risca da lista seu GP mais desejado: o de casa, em Silverstone. Um feito histórico que o coloca de vez entre os grandes nomes da nova geração da Fórmula 1.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...
Sair da versão mobile