Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Grêmio, neste sábado, no Allianz Parque, o técnico Abel Ferreira fez duras críticas ao gramado sintético do estádio. Em entrevista após a partida, o português destacou as dificuldades enfrentadas pelos jogadores para dominar a bola e conduzir jogadas durante o confronto válido pelo Campeonato Brasileiro.
— Eu sou muito sincero: o gramado está ruim. Com a quantidade de shows que acontecem aqui, como vai trocar? Só se for no fim do ano. É o que temos — afirmou o treinador.
De acordo com o portal ge, o Palmeiras e a empresa WTorre, responsável pela gestão do Allianz Parque, já planejam substituir o gramado artificial por uma nova versão, ainda dentro do mesmo modelo sintético. A mudança está prevista para o fim da temporada, com início em dezembro. A reforma completa deve levar cerca de 45 dias, mas há expectativa de que o prazo possa ser reduzido.
A última partida do Verdão no estádio em 2024 está programada para a semana de 17 de dezembro, enquanto o último evento confirmado na arena será no dia 6 do mesmo mês. As próximas atrações estão previstas apenas a partir de fevereiro de 2025.

A reforma envolverá a troca de três das cinco camadas que compõem o piso sintético: o “Shock Pad” (estrutura que amortece impactos), o “Tapete de Grama Sintética” e o “Infill”, material à base de cortiça utilizado entre os fios da grama desde o início do ano passado.
Abel também comentou os desafios táticos enfrentados durante a partida, principalmente no segundo tempo, quando, segundo ele, a equipe perdeu intensidade e sofreu com erros nos passes.
— Começamos muito bem. Depois do gol, mantivemos a posse de bola, mas sem agressividade, sem continuar a atacar. Gosto de posse com intenção. A partir dos 25 minutos do segundo tempo, ficamos passivos. Não é o meu estilo de jogo. Além disso, ficou evidente a dificuldade de dominar a bola — completou o técnico.
Com o triunfo, o Palmeiras chegou a 32 pontos e ocupa a terceira colocação no Brasileirão. O próximo compromisso pelo campeonato será no domingo (4), contra o Vitória, no Barradão.
Antes disso, o Verdão encara o Corinthians na próxima quarta-feira (31), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.