Após a derrota por 3 a 2 para o Flamengo, neste domingo (20), no Maracanã, o técnico Abel Ferreira iniciou a coletiva afirmando que não comentaria sobre a arbitragem. No entanto, minutos depois, o português listou lances em que discordou das decisões de Wilton Pereira Sampaio, responsável pelo apito no confronto direto pela liderança do Brasileirão.
— Do árbitro não vou falar, nem da atuação do árbitro. Os lances estão aí — afirmou Abel em sua primeira resposta.
Em seguida, o treinador desabafou sobre críticas que vem recebendo por suas reclamações anteriores.
— Já falei o suficiente. Já fui expulso pelos árbitros por dizer o que pensava nesses quatro anos. E o que vocês, jornalistas, fizeram foi dizer que o treinador do Palmeiras era chato, que não defendia os árbitros. As imagens agora estão aí, completou.

Mesmo após tentar evitar o tema, o comandante alviverde acabou comentando sobre três lances específicos. O primeiro, um pênalti reclamado sobre Gustavo Gómez logo aos três minutos de jogo. Depois, duas faltas na origem do segundo gol do Flamengo, marcado após pênalti de Fuchs em Pedro.
— Na primeira oportunidade, poderíamos ter feito o gol. Tínhamos um pênalti claro e o árbitro não marcou. Depois, o adversário aproveitou uma situação e fez o gol. Em seguida, na minha opinião, há falta em cima do Roque, e depois em cima do Fuchs. O Pedro tira vantagem da queda dele, mas o árbitro assim entendeu. Ele é o melhor árbitro brasileiro, ironizou Abel.
O técnico também mencionou o histórico de desentendimentos com Wilton Pereira Sampaio, apesar de ter elogiado sua capacidade.
— Com esse árbitro, as coisas não têm funcionado muito bem. Já me expulsou quatro ou cinco vezes. A forma como ele falou com os meus jogadores no fim… desligou o microfone. Mas enfim, todos temos que melhorar: eu, meus jogadores, vocês e os árbitros também, disse.
Durante a partida, o zagueiro Gustavo Gómez também criticou o árbitro, chamando-o de “um dos mais soberbos do futebol mundial”.
Mesmo com o revés, Abel afirmou sair orgulhoso da atuação do Palmeiras, destacando a postura da equipe diante do adversário.
— Jogamos olhos nos olhos, criando dificuldades ao nosso adversário desde o primeiro segundo. Mas a eficácia também conta. Nosso adversário aproveitou bem as chances que teve. Mérito do Flamengo. Tivemos erros que não podemos cometer, mas fico orgulhoso do que minha equipe fez, independentemente do resultado, declarou.
Com o resultado, o Palmeiras segue na liderança do Brasileirão, empatado em 61 pontos com o Flamengo, mas à frente pelo número de vitórias (19 a 18).
O Verdão volta a campo na quinta-feira (22), quando enfrenta a LDU, no Equador, pelo jogo de ida da semifinal da Conmebol Libertadores. Pelo Campeonato Brasileiro, a equipe recebe o Cruzeiro no domingo (26), às 20h30, no Allianz Parque.












