Pela terceira vez, Acelino “Popó” Freitas aparece entre os indicados ao Hall da Fama Internacional do Boxe, sediado em Canastota, nos Estados Unidos. As cédulas de votação para a Classe de 2026 foram enviadas aos eleitores no último dia 1º de outubro, incluindo o tetracampeão mundial entre os 42 nomes concorrentes à honraria.
Popó já havia sido indicado em 2021 e 2022. Para garantir a eleição, ele precisa figurar entre os três mais votados na categoria Moderna. A lista de concorrentes inclui estreantes como Gennady “GGG” Golovkin, Vernon Forrest e Steve Collins, além de veteranos como Antonio Tarver, Meldrick Taylor, Joel Casamayor e Nigel Benn.

O resultado da eleição será divulgado no início de dezembro, e a cerimônia de introdução ao Hall da Fama está marcada para o fim de semana entre os dias 11 e 14 de junho de 2026. Atualmente, Éder Jofre é o único brasileiro no Hall, eleito em 1992.
Recentemente, Popó, de 50 anos, anunciou sua aposentadoria definitiva do boxe. A decisão ocorreu após uma confusão generalizada durante sua luta especial contra Wanderlei Silva no Spaten Fight Night, em 27 de setembro. Embora já estivesse aposentado de combates profissionais desde 2017, Popó vinha atuando em lutas de exibição desde 2022, enfrentando nomes como Whindersson Nunes, Kléber Bambam e Duda Nagle.
Na carreira profissional, Acelino Freitas registrou 41 vitórias, sendo 34 por nocaute, e apenas duas derrotas, consolidando-se como um dos maiores boxeadores da história do Brasil.