quarta-feira, 30 de abril De 2025

Alcaraz rejeita comparações com Nadal e prioriza felicidade no Tênis

-

Apesar de ter Rafael Nadal como ídolo desde a infância, o espanhol Carlos Alcaraz rejeita as comparações com o compatriota e insiste em trilhar seu próprio caminho.

— Não quero ser chamado de sucessor de Rafa. Eu quero ser chamado de Carlos Alcaraz Garfia.

A produção também aborda o desgaste físico e mental de Alcaraz, de 21 anos, após os Jogos Olímpicos de Paris, onde ele perdeu a final para Novak Djokovic em uma partida que durou quase três horas.

— Lidar com tudo e fazer tudo o que é necessário para ser o melhor de todos os tempos? No momento, eu não sei. Vivi pouco e tenho muito para viver. Eu coloco a felicidade à frente de ser muito bem-sucedido. Porque a felicidade já é sucesso e não é fácil encontrá-la — afirmou o atual terceiro melhor do mundo pelo ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Foto: Reuters

O próprio Nadal, que anunciou sua aposentadoria em outubro de 2024, aos 38 anos, alerta sobre os efeitos negativos da pressão excessiva na carreira de um atleta.

— Quando você é jovem e ficam comparando você a um jogador que está no circuito há — Quando você é jovem e eles estão constantemente comparando você a algum profissional que está no circuito há muitos anos, há momentos em que você se cansa de ouvir isso — disse.

No documentário, Alcaraz também fala sobre a busca por equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além do medo de que o tênis se torne uma obrigação. Ele ainda relembrou o episódio em que quebrou uma raquete após a derrota no Masters 1000 de Cincinnati.

— O fato é que eu não era mentalmente forte o suficiente para superar todo o estresse — observou o atleta, que confessou ter decidido tirar férias para Ibiza após ser derrotado por Djokovic na semifinal de Roland Garros em 2023 porque queria “basicamente ficar bêbado”.

O espanhol também revelou que, após perder para Djokovic na semifinal de Roland Garros em 2023, decidiu tirar férias em Ibiza porque queria “basicamente ficar bêbado” para descontrair.

Questionado se tem a mentalidade necessária para se tornar o maior tenista da história, Alcaraz foi sincero:

— Bem, agora, eu não sei. Ainda sou jovem, tenho muito pela frente, mas pelo que vivi até agora, definitivamente prefiro colocar a felicidade antes de qualquer tipo de realização.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...