O GP do Brasil de 2005 entrou para a história da Fórmula 1 ao consagrar Fernando Alonso como o mais jovem campeão da categoria até então. Com 24 anos, o espanhol da Renault quebrou a sequência de cinco títulos consecutivos de Michael Schumacher e da Ferrari, superando o recorde que pertencia a Emerson Fittipaldi. Atualmente, o mais jovem campeão é Sebastian Vettel, que conquistou o título aos 23 anos.
Às vésperas do vigésimo aniversário da conquista, Alonso admitiu, em entrevista ao ge.globo em Baku, antes do GP do Azerbaijão, que ainda não sabe como vai celebrar a data.
— Essa vai ser uma pergunta muito popular neste ano, especialmente no GP do Brasil. Eu não sei o que dizer ainda, preciso preparar a resposta — afirmou.

O dia 25 de setembro de 2005 permanece vívido na memória do piloto. Na corrida decisiva, Alonso terminou em terceiro, exatamente o resultado necessário para garantir o título, enquanto Juan Pablo Montoya, da Williams, venceu a prova — sua última vitória na F1. Foi a primeira vez que o campeonato foi decidido em uma corrida no Brasil.
— São sempre ótimas lembranças daquele dia. Foi muito estresse e adrenalina. Toda vez que vou a Interlagos lembro de tudo: desde a saída do hotel, a entrada no circuito, o desfile dos pilotos… Muita coisa aconteceu. Sempre será um lugar especial para mim — disse Alonso.
Após o título de 2005, Alonso conquistou novamente o campeonato em 2006 com a Renault. Em 2007, mudou-se para a McLaren, mas conflitos com o novato Lewis Hamilton e o escândalo de espionagem marcaram a temporada. Retornou à Renault, mas o time se envolveu no “Singapuragate”, quando Nelsinho Piquet provocou um acidente proposital para favorecer o espanhol.
Em 2010, Alonso transferiu-se para a Ferrari e chegou próximo de conquistar mais um título, mas desde então não voltou a vencer na F1. O espanhol reconhece que não imaginava estar ativo 20 anos após a primeira conquista.
— Eu não pensei em estar no grid após 20 anos do meu campeonato, mas ainda estou por aqui. Muitas coisas mudaram no esporte: tecnologia, motores, preparação para as corridas e análise dos competidores. O DNA da Fórmula 1 sempre foi ditado pela performance do carro, e hoje isso é ainda mais extremo — analisou.
A próxima etapa da temporada 2025 será no dia 5 de outubro, em Singapura. O ge acompanhará todo o fim de semana em tempo real.