O América do México anunciou oficialmente, nesta terça-feira (3), a contratação do meia Raphael Veiga, do Palmeiras, por empréstimo até o final de 2026.
O contrato prevê uma opção de compra no valor de 7,5 milhões de dólares. O clube mexicano também assumirá o pagamento integral do salário do jogador. Antes de concretizar o empréstimo, o Palmeiras renovou o vínculo de Veiga até 2028.
O meia se despediu do Palmeiras com forte carga emocional, publicando um vídeo nas redes sociais em que lê uma carta direcionada à torcida alviverde, em tom de gratidão e despedida.
“Escrevo isso com o coração apertado, mas profundamente grato a Deus por tudo que vivi aqui. Existe um trecho de um livro que marcou minha vida que diz: “Tudo tem seu tempo determinado. A vida é feita de estações.” Hoje eu entendo tudo isso. Eu nasci vivendo verde e branco. Se eu voltasse no tempo e falasse para aquele garoto que decidiria finais, ele não acreditaria”, disse Veiga.
A relação da família com o Palmeiras
Além disso, o meia destacou a relação familiar com o clube e o significado pessoal da trajetória construída.
“Antes de tudo isso, ele era minha alegria de fim de semana com meu pai, meu irmão, meu tio, meu avô e alguns amigos. Eu vivi o Palmeiras por inteiro. Vocês não tem noção do tamanho da alegria de ter vivido tudo isso no meu time do coração.
Já apresentado pelo América, o jogador também explicou que a decisão envolveu fatores pessoais e a leitura de que era o momento de mudança.
“Mas na vida a gente também precisa entender os sinais. Mais do que alegrar milhões de palmeirenses, eu sei que tem uma pessoa em especial que está muito feliz e realizada”, afirmou Veiga, emendando um trecho de sua entrevista no clube mexicano, ao citar um sonho antigo de seu avô.

Foto: Reprodução/ X
O motivo de Veiga ir para o México
A escolha pelo futebol mexicano passou pelo entendimento do próprio atleta de que havia perdido espaço no elenco palmeirense e já não conseguia render no mesmo nível das temporadas anteriores. Além disso, a presença de André Jardine, técnico brasileiro que comanda o América, também pesou na decisão.
Em 2025, Raphael Veiga conviveu com problemas físicos e oscilações ao longo do ano. Mesmo assim, participou de 53 partidas, marcou sete gols e distribuiu 11 assistências, números que refletem um papel ainda relevante dentro do elenco.
Contratado pelo Palmeiras em 2017, Veiga construiu uma trajetória de peso e se consolidou como um dos grandes ídolos recentes do clube. Aliás, com 109 gols marcados, é o maior artilheiro do Palmeiras no século 21 e figura entre os jogadores mais vitoriosos da história alviverde, deixando um legado que transcende números e títulos.












