Em julgamento realizado na noite desta quinta-feira (19), o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) retirou a punição de perda de pontos aplicada ao América-RN e ao Potyguar Seridoense no Campeonato Potiguar 2026. Com a nova decisão, os clubes serão apenas multados.
Com isso, o América recupera os pontos conquistados em campo, deixa a zona de rebaixamento e assume a liderança da competição. O Potyguar, mesmo com a devolução da pontuação, segue rebaixado.
Por maioria, o Pleno reformou a decisão da 1ª Comissão Disciplinar ao retirar o enquadramento no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – que prevê perda de pontos por escalação irregular – e aplicar o artigo 191, inciso III, que trata do descumprimento de regulamento e prevê apenas multa. Foram mantidas as penalidades financeiras de R$ 15 mil ao América e R$ 2 mil ao Potyguar.
Os clubes denunciantes ainda podem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O caso
O América-RN respondeu por três infrações ao artigo 214 do CBJD, enquanto o Potyguar foi enquadrado em quatro infrações no mesmo dispositivo legal. O caso do América envolve a escalação irregular de Elias. O lateral-direito de 20 anos foi relacionado nos três primeiros jogos com contrato não profissional, o que fere o parágrafo 3° do artigo 19 do Regulamento Específico da primeira divisão do Campeonato Potiguar 2026. A mesma situação ocorreu com os jogadores Fabrício e Toró, do Potyguar Seridoense – cada um foi relacionado em duas partidas.
Tabela do Campeonato Potiguar
O América-RN somou 17 pontos em campo e, com a nova decisão na Justiça, assumiu a liderança do Campeonato Potiguar e garantiu vaga direta para as semifinais. O rival ABC, com 15 pontos, caiu para o segundo lugar e o QFC, com 14 pontos, deixou o G-2. O Potyguar, com 4 pontos, saiu da lanterna para a sétima posição, mas continua rebaixado. Com esta mudança, quem também vai para a segunda divisão é o Globo FC, que somou apenas 2 pontos e estava escapando da queda graças à punição imposta anteriormente ao América.
Com a nova configuração, a segunda fase do estadual (mata-mata) será disputada por QFC (3º) x Santa Cruz de Natal (6º) e Potiguar de Mossoró (4º) x Laguna (5º).












