Carlo Ancelotti concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (13), no Real Madrid, um dia após a CBF anunciar oficialmente sua contratação como novo técnico da Seleção Brasileira. Diante de uma sala de imprensa lotada, o treinador confirmou que assumirá o comando da equipe canarinho a partir do dia 26 de maio.
“Me pronuncio porque a CBF soltou o comunicado. É oficial. A partir do dia 26 serei treinador do Brasil”.
Ainda técnico do Real Madrid, Ancelotti afirmou que quer encerrar sua passagem pelo clube da melhor maneira possível:
– A partir do dia 26 serei treinador do Brasil. Hoje sou treinador do Real Madrid. Quero acabar essa fantástica aventura aqui. Quero terminar da melhor maneira possível. Tenho que pensar o tempo que estou vivendo. São os dias que tenho aqui no Real. Tenho respeito pelo clube, pelos torcedores, pelos jogadores. Estou focado no que fazer nessa última partida da aventura.
A coletiva durou cerca de 18 minutos e foi quase toda centrada no acerto com a CBF. Antes, Ancelotti comandou normalmente o treino do time, que enfrenta o Mallorca nesta quarta-feira (14), às 16h30 (de Brasília), no Santiago Bernabéu, pela 36ª rodada de La Liga. Sua despedida será no dia 25 de maio, contra a Real Sociedad, também em Madri.
– O futebol, como a vida, é uma aventura que começa e termina. Sempre tive em conta que isso acabaria. Estudava ser 25 de maio. Tudo passou muito bem. Como tudo na vida, se acaba. Passei muito bem aqui, quero terminar também. No dia 26 estarei em outro desafio. Nunca tive problema com o clube e nunca terei. É um clube que tenho em meu coração. Um dia tinha que acabar. Acaba depois de quatro anos que ganhamos muitos títulos. Foi um tempo fantástico.

Apesar do anúncio feito pela CBF, o Real Madrid ainda não se manifestou oficialmente sobre a saída do treinador. Ancelotti comentou:
– Cada um age como quer agir. Madrid divulgará o comunicado quando quiser. Não há problema algum. Não sei quando farão isso. Eles farão isso nos momentos que considerarem apropriados. Nada a acrescentar.
Passagem vitoriosa no Real Madrid
Ancelotti está no Real desde a temporada 2021/22, em sua segunda passagem pelo clube. No total, somando os períodos entre 2013 e 2015 e de 2021 até agora, ele conquistou 15 títulos em 350 jogos, com 247 vitórias, 50 empates e 53 derrotas.
Títulos de Ancelotti pelo Real Madrid:
Champions League: 3
Mundial de Clubes: 3
Supercopa da Europa: 3
Campeonato Espanhol (La Liga): 2
Copa do Rei: 2
Supercopa da Espanha: 2
Na atual edição de La Liga, o Real Madrid ocupa a segunda colocação com 75 pontos, sete atrás do líder Barcelona, faltando apenas três rodadas.
Novo desafio: Seleção Brasileira
A CBF confirmou que Ancelotti, de 65 anos, comandará a Seleção até o fim da Copa do Mundo de 2026. Ele já estará à frente do Brasil na próxima Data Fifa, que inclui os seguintes compromissos pelas Eliminatórias:
5 de junho – Equador x Brasil, em Guayaquil
10 de junho – Brasil x Paraguai, na Neo Química Arena (São Paulo)
O diretor de seleções da CBF, Rodrigo Caetano, e o coordenador técnico, Juan, chegam à Espanha nesta quarta-feira (14) para alinhar com Ancelotti os próximos passos da Seleção, incluindo a convocação para os jogos de junho.
— Vamos debater todas as questões técnicas e operacionais do Departamento de Seleções. Isso inclui a elaboração da lista larga, que será divulgada até o dia 18, e a lista final com os 23 convocados, no dia 26. Será uma oportunidade para definir todos os detalhes com Carlo Ancelotti e os profissionais que farão parte da comissão técnica da Seleção Brasileira — afirmou Rodrigo Caetano.