Equipes voltaram à pista nesta quinta-feira (19) para o quinto dia dos testes de pré-temporada da F1 no Bahrein.
Período da manhã
O atual campeão mundial Lando Norris registrou o tempo mais rápido do período da manhã com 1min33s453 com pneus de composto C3, sendo 0s006 mais rápido que a melhor marca anterior de George Russell, estabelecida na tarde de ontem, e assumindo a liderança na sessão da manhã por 0s131 de vantagem sobre Verstappen, da Red Bull.
A Ferrari chamou a atenção mais cedo com uma nova asa traseira que girava 180 graus, um dispositivo permitido pelas novas regras de aerodinâmica ativa da F1, e que retornava à sua posição padrão durante a frenagem.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Mas a alegria da fabricante italiana durou pouco, já que Lewis Hamilton só conseguiu completar cinco voltas antes de ser forçado a entrar nos boxes com um problema não especificado no chassi. Hamilton conseguiu retornar à pista nos cinco minutos finais para participar da verificação dos sistemas de controle de corrida da FIA e dos treinos de largada.
Com a maioria das equipes focadas em simulações de corrida, os melhores tempos absolutos não foram ameaçados na segunda metade da sessão, dando a Norris a melhor marca à McLaren.
Russell conquistou o terceiro lugar e o título de piloto com maior quilometragem, completando 77 voltas com uma pilotagem relativamente tranquila. Alex Albon ficou em quarto lugar pela Williams, também com uma boa marca de 71 voltas.
A Audi foi outra equipe que viu seu progresso ser prejudicado por problemas de confiabilidade, com Gabriel Bortoleto limitado a 29 voltas devido a uma falha hidráulica que exigiu uma longa verificação preventiva nos boxes. O brasileiro ainda conquistou o quinto lugar na classificação geral, após retornar à pista nos 40 minutos finais da sessão.
As recuperações de Bortoleto no final da corrida impulsionaram Oliver Bearman para a sexta posição pela Haas e Franco Colapinto para a sétima pela Alpine.
Liam Lawson conquistou o oitavo lugar pela Racing Bulls, após também ter ficado preso nos boxes por um longo período, o que significou que o neozelandês completou apenas 27 voltas.
Fernando Alonso teve mais uma atuação discreta, terminando em nono lugar pela Aston Martin, quatro segundos atrás do ritmo absoluto estabelecido por Norris, após completar 40 voltas.
Com Hamilton em 10º pela Ferrari, Valtteri Bottas, da Cadillac , completou a lista de pilotos na pista, tendo mais uma vez perdido as primeiras voltas devido a um problema técnico, mas conseguiu completar 58 voltas mais tarde na sessão.

Foto: XPB Images
Período da tarde
Kimi Antonelli bateu o tempo registrado por Lando Norris na manhã desta quinta-feira no Bahrein e terminou o dia como o mais rápido da pré-temporada da Fórmula 1 até agora – o italiano registrou 1min32s803.
Depois de chamar atenção com uma asa traseira “inovadora” durante a manhã, a Ferrari foi para a segunda parte do dia com a peça do modelo convencional. Antonelli, Nico Hulkenberg, Oscar Piastri, Franco Colapinto, Liam Lawson, Esteban Ocon e Lewis Hamilton estavam entre os primeiros a saírem dos boxes, seguidos por Max Verstappen.
Por apenas 0,009s, o holandês da Red Bull foi o primeiro a superar o tempo de 1min33s453 registrado por Norris durante a manhã. Passada a primeira hora, a Aston Martin de Fernando Alonso parou no meio da pista, ocasionando uma bandeira vermelha. O bicampeão espanhol voltou aos pits a pé.
Após 15 minutos de atraso por causa do incidente com o carro de Alonso, a sessão voltou e a Cadillac foi a pista com Sérgio Pérez, que teve uma sessão tranquila e sem problemas, completando 50 voltas e marcando o melhor tempo de 1min35s369.
Na sequência Nico Hulkenberg foi à pista, o Alemão assumiu o carro da Audi no período da tarde e diferente de Gabriel Bortoleto não teve problemas com carro, fazendo 73 voltas e marcando o tempo de 1min33s987, o que o colocou na 7ª posição.
Verstappen conseguiu melhorar o próprio tempo e marcou 1min33s162, o holandês foi o único a andar pela Red Bull nesta quinta-feira e o piloto que mais completou voltas no dia com 139 voltas.
Piastri então superou o tetracampeão e colocou a McLaren na ponta com 1min32s861. A uma hora para o fim da sessão, Antonelli fez 1min32s803 e assumiu a liderança em mais um dia de treino, tempo que permaneceu inalcançável até o fim.
Conforme combinado com a FIA, assim como na quarta-feira, os últimos 10 minutos foram dedicados a treinos de largada. Com exceção da Aston Martin e da Audi, representada apenas por Hulkenberg durante esta tarde, todos os times participaram, com carros de motores Ferrari, aparentemente, tendo largado melhor.
Confira a classificação do quinto dia dos testes de pré-temporada no Bahrein













