Infinito e imparável. Aos 45 anos, o ala/armador Alex Garcia, conhecido como “Brabo”, foi anunciado oficialmente pelo Bauru Basket nesta quarta-feira para mais uma temporada no basquete brasileiro. O ídolo da equipe do interior paulista vai disputar sua 11ª temporada pelo clube e completar 26 anos como atleta profissional.
Símbolo do Novo Basquete Brasil, Alex tem sua silhueta estampada no logo do NBB há três anos. Capitão da equipe e reverenciado pela torcida, ele demonstrou emoção ao comentar a renovação e o carinho que tem pela cidade de Bauru.
— Hoje, falar de Bauru, pra mim, representa muito mais do que falar de basquete. Além da tradição nacional e internacional que temos na modalidade, pesa o acolhimento que eu e minha família tivemos na cidade. E não apenas o carinho que recebemos no ginásio Panela de Pressão, mas no dia a dia mesmo, em qualquer canto que a gente vai. Por isso amamos Bauru — declarou Alex.

Ao longo de sua trajetória com a camisa bauruense, o Brabo conquistou o NBB 2016/2017, o Campeonato Paulista de 2014, duas edições da Liga Sul-Americana (2014 e 2022) e a Liga das Américas de 2015. Nas duas últimas temporadas, foi peça-chave no time que alcançou as semifinais do NBB.
Com passagens marcantes pela NBA (San Antonio Spurs e New Orleans Hornets), Euroliga e times brasileiros como Brasília e Minas, Alex Garcia é um dos maiores nomes da história do basquete nacional. Pela seleção brasileira, defendeu o país de 2001 a 2021, participando de duas Olimpíadas, cinco Copas do Mundo e dois Jogos Pan-Americanos.
O experiente jogador é o sexto atleta confirmado no elenco do Bauru Basket para a temporada 2025/2026, ao lado dos alas Pedro Infante e Wesley Mogi, dos alas/pivôs Gemerson Barbosa e Gustavo Santana, do pivô Andrezão, além do técnico Paulo Jaú. Como reforços, chegam os armadores Matheus Eugeniusz e Vinicius Mogi, além do ala/pivô Daniel Moreira. Novas contratações ainda serão anunciadas.
A estreia do Dragão no Campeonato Paulista está marcada para o dia 5 de agosto, às 19h30, no ginásio Panela de Pressão, contra o Osasco.