O trabalho do argentino Martín Anselmi no Porto chegou ao fim nesta terça-feira, uma semana após a eliminação do clube na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes. Contratado em janeiro de 2025 para tentar reverter um início de temporada ruim sob o comando do português Vítor Bruno, o treinador de 39 anos não resistiu à pressão pelos maus resultados.
Anselmi assumiu o Porto após as eliminações nas Copas de Portugal e da Liga, ainda na primeira metade da temporada 2024/25. No entanto, sua passagem pelo clube não apresentou evolução significativa. A equipe não conseguiu avançar nos playoffs da Liga Europa e terminou o Campeonato Português apenas na terceira colocação.

Na Copa do Mundo de Clubes, a gota d’água: o time somou dois empates e uma derrota no Grupo A, encerrando sua participação em terceiro lugar e sem vaga no mata-mata.
Antes do Porto, Anselmi teve passagens por Cruz Azul, Independiente del Valle e Unión La Calera. No Brasil, foi auxiliar técnico de Miguel Ángel Ramírez no Internacional em 2021.
Segundo a imprensa portuguesa, o italiano Francesco Farioli é o favorito para assumir o cargo. Ex-goleiro de 36 anos, Farioli comandou quatro equipes até aqui, incluindo sua experiência mais recente no Ajax, da Holanda, onde esteve de julho de 2024 a maio de 2025. Apesar do potencial, o técnico ainda não possui títulos como treinador.