Após mais de um ano fora, Willian Lima volta aos tatames

Depois de uma lesão, o judoca retorna para competir no Grand Prix de Lima

422
foto Por Virgilio Franceschi Neto

O atleta brasileiro de judô Willian Lima sofreu uma lesão no ombro esquerdo (ruptura de tendão, especificamente do supraespinhoso) em 2022. Mesmo com a lesão, nas Olimpíadas de Paris 2024 conquistou a medalha de prata nos 66kg. O judoca ficou 14 meses afastado das competições e, em dezembro de 2024, foi submetido a uma cirurgia. Agora, em outubro de 2025, ele retorna aos tatames no Grand Prix de Lima.

Após a cirurgia, chegou a pesar 20kg a mais. Apenas em julho de 2025 vestiu novamente o quimono para os treinos, e não demorou para perder os quilos que havia adquirido. Agora, em outubro, foi escalado pela seleção brasileira no Grand Prix de Lima de Judô, competição que acontecerá entre os dias 11 e 13 de outubro. Desta vez, vai competir em uma categoria leve (-73kg.)

Willian terminou 2024 no topo do ranking mundial do meio-leve, mas decidiu se afastar do judô no auge da carreira. Uma escolha nada fácil, em um processo pesado, mas que acabou sendo estratégica.

Com o sonho de voltar às Olimpíadas, só teve essa alternativa:
“Ou eu aprendia a conviver com a dor, ou desistia de Paris. Fiquei esse um ano e meio convivendo com a dor. Era algo que me limitava tanto para treinar quanto para competir.”

“[A lesão] Era no meu esquerdo e eu sou canhoto. Era o meu braço dominante que estava prejudicado.” — completou o atleta.