Após queda de desempenho, Palmeiras projeta reestruturação e mantém confiança para 2026

-

O mês de novembro marcou uma queda de rendimento que custou ao Palmeiras o título da Conmebol Libertadores e deixou o Brasileirão praticamente fora de alcance. Ainda assim, o clima na Academia de Futebol está longe de ser de desânimo. A diretoria e a comissão técnica projetam um 2026 de reconstrução e evolução.

Apesar de a temporada de 2025 caminhar para ser a primeira sem títulos na era Abel Ferreira, a presidente Leila Pereira já definiu que o técnico seguirá no comando até o fim de 2027. O diretor de futebol Anderson Barros também permanece. Para Abel, o elenco atual ainda tem capacidade de crescimento.

— Não é só comprar jogadores caros, é preciso criar uma mentalidade vencedora. Não consigo dizer que estou triste depois de tantas mudanças. Chegamos até aqui, disputamos o título, tivemos a taça nas mãos e ela escapou. É muito difícil manter a consistência — avaliou o treinador após a derrota para o Flamengo na final da Libertadores.

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Em 2025, o Palmeiras passou pela maior reformulação desde a chegada da atual comissão técnica. Foram 12 contratações, somando cerca de R$ 700 milhões em investimentos. Apesar da oscilação na reta final do ano, a avaliação interna é de que a base montada tem força para manter o clube competitivo nos principais torneios.

Para 2026, o Verdão contará com reforços importantes vindos do próprio elenco. Weverton, Lucas Evangelista e Paulinho avançam na recuperação de lesões e devem retornar integralmente ao grupo no início da próxima temporada. Paulinho — segundo maior investimento da história do clube — e Lucas, titular absoluto antes de sua lesão na coxa, são considerados peças essenciais para elevar o nível coletivo.

— Fizemos o que estava ao nosso alcance. Sofremos com lesões de jogadores fundamentais. Perdemos nosso goleiro, nosso motor que é o Lucas, e o jogador que mais produziu no futebol brasileiro no ano passado, o Paulinho. Todos poderiam ter ajudado muito mais. Ainda assim, chegamos inteiros a novembro. É preciso reconhecer o esforço. Fica o aprendizado — afirmou Abel.

O Palmeiras ainda tem dois compromissos antes de encerrar a temporada: enfrenta o Atlético-MG nesta quarta-feira e encerra o Brasileirão no domingo, contra o Ceará, no Castelão.

Vice-líder do campeonato, o Verdão está a cinco pontos do Flamengo e ainda possui chances matemáticas de título. Para conquistar a taça, precisaria vencer os dois jogos restantes e torcer para que o rival somasse no máximo um ponto.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...
Sair da versão mobile