quarta-feira, 11 de fevereiro De 2026

Aston Martin revela pintura oficial do AMR26 e encerra ciclo de lançamentos da Fórmula 1 para 2026

A Aston Martin fecha lançamentos da F1 2026, nesta segunda-feira (9) a equipe de Silverstone apresentou a pintura do AMR26, primeiro carro projetado por Adrian Newey.

-

A Aston Martin deu sequência ao calendário de lançamentos dos carros da temporada 2026 da Fórmula 1 nesta segunda-feira (9) ao apresentar ao mundo o AMR26. O novo carro revelado pela equipe de Silverstoneé o primeiro do time equipado com motor Hondae desenhado pelo lendário projetista Adrian Newey, que também assume o posto de chefe de equipe para esta temporada.

Em maio de 2024, o ‘Mago da Aerodinâmica’ anunciou que estava de saída da Red Bull ao final daquele certame e encerrava ali uma parceria de quase duas décadas com a esquadra de Milton Keynes. Já em 2025, o britânico foi anunciado pela escuderia de Lawrence Stroll para liderar o projeto do carro para a temporada 2026, que recebe um novo regulamento técnico na F1.

A equipe encerrou as semanas de lançamento de carros e, com isso, a F1 segue para os testes de pré-temporada no Circuito de Sakhir, de 11 a 13 de fevereiro. A temporada começa oficialmente em 8 de março com o GP da Austrália.

A principal expectativa que cerca o 2026 da Aston Martin é o início da parceria com a Honda como fornecedora de unidades de potência. Até o último ano, a equipe corria com motores da Mercedes; com a marca alemã, conquistou 595 pontos e nove pódios, sendo oito de Alonso e um de Sebastian Vettel.

A Honda, por sua vez, encerrou um ciclo vitorioso com a Red Bull antes de juntar-se à Aston Martin: impulsionou o carro da equipe austríaca rumo a um título de construtores, em 2023, e quatro Mundiais de pilotos – todos conquistados por Max Verstappen de 2021 a 2024.

Newey revelou que a equipe inglesa sofreu um atraso de quatro meses no desenvolvimento de seu carro; o time chegou a perder os primeiros dias do shakedown da F1 2026 no Circuito de Barcelona-Catalunha, na Espanha, no fim de janeiro.

Em 2025, a equipe não chegou a brilhar; apesar de destaques pontuais de Fernando Alonso em algumas disputas mais acirradas, o melhor resultado do bicampeão foi um quinto lugar, no GP da Hungria; Stroll chegou mais perto ao ser sexto colocado no GP da Austrália. A equipe fechou o ano com 81 pontos, à frente apenas da Haas, Sauber e a lanterna Alpine.

Alonso, que em meados de 2026 completará 45 anos, segue como referência do time. Apesar do começo mais lento em 2025, ano que terminou na décima coloação, o espanhol sustenta experiência em pista e vitalidade para seguir na disputa.

Stroll, por sua vez, disputará sua décima temporada na F1. O jovem canadense de 27 anos, porém, vem de um 2025 ruim, o canadense foi apenas o 16° no Mundial passado.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...