O Barcelona garantiu, nesta quinta-feira, o 28º título de LaLiga ao vencer o Espanyol por 2 a 0, fora de casa. O jovem Lamine Yamal abriu o placar com um golaço no ângulo, enquanto Fermín López fechou o marcador no fim da partida.
O primeiro tempo foi morno e com poucas emoções. O Espanyol conseguiu se defender bem e limitou as ações ofensivas de Raphinha e Yamal, que pouco produziram. As melhores oportunidades foram dos donos da casa, mas todas foram defendidas por Szczesny.
Na etapa final, o Barcelona voltou mais ofensivo. Apesar das dificuldades para furar o bloqueio defensivo adversário, a equipe catalã conseguiu balançar as redes. Aos sete minutos, Yamal recebeu pela direita, cortou para o meio e finalizou com precisão no ângulo, marcando um belo gol. Pouco depois, o camisa 27 ainda foi agredido com um soco no abdômen por Cabrera, que acabou expulso. Já nos acréscimos, Fermín aproveitou espaço na defesa e marcou o segundo, selando a vitória e o título.

Fora das quatro linhas, o clima foi tenso. Antes do início da partida, um carro atropelou torcedores do Espanyol nas proximidades do Stage Front Stadium. Segundo o jornal espanhol Sport, 13 pessoas ficaram feridas, mas nenhuma com gravidade. Alguns torcedores tentaram invadir o gramado em protesto para alertar sobre o incidente, mas a partida começou no horário previsto.
Com o título assegurado, o Barcelona agora cumpre tabela nas duas rodadas restantes, enfrentando Villarreal e Athletic Bilbao. Já o Espanyol ainda luta para escapar do rebaixamento e terá pela frente os confrontos contra Osasuna e Las Palmas.