domingo, 27 de julho De 2025

Bia Haddad cai na semifinal em Estrasburgo, mas exibe evolução antes de Roland Garros

-

Beatriz Haddad Maia lutou muito, mostrou sinais claros de recuperação no alto nível de seu tênis, mas acabou eliminada na semifinal do WTA 500 de Estrasburgo, na França, nesta sexta-feira. A brasileira, atual 23ª do ranking mundial, foi superada pela cazaque Elena Rybakina (12ª) por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (7), 6/1 e 2/6, em um jogo duríssimo de 2h46min no saibro francês.

Apesar da derrota, o desempenho consistente anima Bia para o desafio em Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada, que começa neste domingo. Vale lembrar que a paulista de 28 anos foi semifinalista em Paris em 2023, sua melhor campanha em um Grand Slam até hoje.

Desempenho indica retomada na temporada

Em uma temporada marcada por altos e baixos, Bia vinha de uma sequência complicada. Antes de Estrasburgo, acumulava seis vitórias e 15 derrotas, incluindo uma série negativa de nove derrotas consecutivas entre janeiro e abril, período em que ficou três meses sem vencer.

O bom desempenho na França marcou sua primeira semifinal desde setembro de 2023, quando conquistou o título do WTA 500 de Seul, na Coreia do Sul. Além disso, ela não vencia duas partidas seguidas desde o Aberto da Austrália, em janeiro.

Rybakina na final

Na busca pelo nono título de simples da carreira, Elena Rybakina agora espera a vencedora da outra semifinal, disputada entre a americana Danielle Collins (46ª) e a russa Liudmila Samsonova (19ª).

Foto: Michel Grasso/Internationaux de Strasbourg/Divulgação

Como foi o jogo

O primeiro set foi de extremo equilíbrio. Ambas as jogadoras sacaram muito bem e não permitiram nenhuma quebra. Rybakina teve quatro chances de quebra, todas salvas por Bia. A brasileira, por sua vez, teve uma oportunidade, também desperdiçada.

A decisão foi para o tie-break, em que Bia chegou a abrir pequena vantagem, mas viu a cazaque crescer na reta final. Após troca intensa de pontos, Rybakina fechou por 9/7, levando o primeiro set.

O início da segunda parcial foi novamente equilibrado, com Bia confirmando seus serviços e resistindo bem à pressão. No quarto game, a brasileira conseguiu quebrar o saque da rival após desperdiçar quatro break points.

A quebra deu confiança e mudou o jogo. Solta, agressiva e consistente, Bia empilhou games e fechou a parcial em 6/1, com uma atuação muito sólida, em apenas 40 minutos.

Bia manteve o embalo no início do set decisivo, conseguindo uma quebra logo no primeiro game e abrindo 2/0, chegando a somar sete games seguidos na partida.

Rybakina, visivelmente desconfortável, chegou a demonstrar irritação com erros não forçados. No entanto, conseguiu se reorganizar emocionalmente, salvou três break points importantes e, a partir daí, mudou completamente a dinâmica do jogo.

A cazaque passou a ser mais agressiva, melhorou o saque, quebrou o serviço de Bia duas vezes e venceu seis games consecutivos, fechando o set em 6/2 e o jogo em 2 sets a 1.

Próximos passos

A boa campanha em Estrasburgo serve como combustível para Bia Haddad Maia retomar a confiança. Agora, todas as atenções se voltam para Roland Garros, onde a brasileira tentará repetir — ou até superar — a excelente campanha de 2023, quando chegou à semifinal.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...