Após a melhora de desempenho da Sauber no último GP, disputado em Barcelona, o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto acredita que poderá brigar por boas posições no Grande Prêmio do Canadá, que acontece neste domingo (16), no circuito de Montreal.
Em entrevista exclusiva ao ge, direto do Circuit Gilles Villeneuve, Bortoleto lamentou a chance perdida de pontuar pela primeira vez na Fórmula 1 na etapa espanhola, mas pediu paciência ao torcedor brasileiro.
— Perdemos algumas boas oportunidades de pontuar e sabemos disso como equipe. Agora é ter paciência. Sabemos o momento em que entramos. Estamos construindo uma equipe, e isso não acontece do dia para a noite. No começo do ano, praticamente não somamos nenhum ponto. Precisamos aproveitar cada chance que surgir. Sou bastante exigente comigo e com a equipe quando necessário — declarou o piloto.

Em Barcelona, Bortoleto conquistou seu melhor resultado no grid de largada, saindo da 12ª posição e à frente do companheiro de equipe, Nico Hülkenberg. Na corrida, no entanto, o alemão teve uma performance de recuperação e chegou em quinto lugar — o melhor resultado da Sauber na temporada — enquanto o brasileiro terminou fora da zona de pontuação. A equipe admitiu que a estratégia de troca de pneus escolhida para Bortoleto acabou se mostrando equivocada.
— Quando há erros, temos conversas internas para corrigir. Mas é importante manter a confiança no time. Acreditar que na próxima será melhor. Ninguém é perfeito, e todos estão sujeitos a falhas. Já cometi erros também, como qualquer ser humano. Não podemos julgar ninguém por isso — afirmou.
O GP do Canadá é conhecido pela imprevisibilidade, seja pelo clima instável ou pela constante possibilidade de entrada do safety car, o que torna as decisões estratégicas ainda mais determinantes. Para Bortoleto, o carro da Sauber tem potencial para voltar a brigar entre os dez primeiros.
— Estamos aqui para ajudar o time a crescer em todas as áreas. Evoluir como profissionais e entregar bons resultados. É isso que temos feito internamente. A equipe tem melhorado em diversos aspectos, e os resultados começam a aparecer. Estamos mais próximos dos pontos e cada vez melhores na classificação. Acredito que estamos no caminho certo — concluiu.