O Borussia Dortmund conquistou a última vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes ao vencer o Monterrey por 2 a 0, na noite desta terça-feira. Os gols da equipe alemã foram marcados por Guirassy ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, os mexicanos cresceram na partida, criaram boas chances, mas não conseguiram reverter o placar nem forçar a prorrogação.
Com a vitória, está garantido que um clube europeu estará na grande final do torneio. Isso porque, de um lado da chave, os confrontos serão entre Paris Saint-Germain x Bayern de Munique e Borussia Dortmund x Real Madrid. Do outro lado, estão Palmeiras x Chelsea e Fluminense x Al-Hilal.
O Borussia Dortmund enfrentará o Real Madrid no próximo sábado, às 17h (horário de Brasília), em Nova Jersey, em busca de uma vaga na decisão.

No primeiro tempo, o Monterrey tentou conter a ofensiva do Borussia, mas não resistiu à intensidade da equipe alemã. Enquanto os mexicanos apostavam em troca de passes curtos, os alemães exploravam a velocidade de Adeyemi e a eficiência de Guirassy. Em duas jogadas bem construídas pela dupla, o Dortmund balançou as redes: aos 12 minutos, em tabela rápida que deixou Guirassy cara a cara com o goleiro Andrada; e aos 22, após jogada em velocidade de Adeyemi, que serviu o atacante para finalizar com categoria.
Mesmo atrás no placar, o Monterrey tentou reagir. A equipe acertou a trave em cruzamento de Corona e levou perigo com um chute de Deossa da entrada da área. No entanto, os mexicanos não conseguiram superar a defesa adversária antes do intervalo.
Na segunda etapa, o panorama mudou. O Monterrey voltou mais agressivo e precisou de apenas dois minutos para marcar com Berterame, de cabeça. A partir daí, os mexicanos passaram a explorar as laterais, principalmente com Corona, e criaram boas oportunidades para empatar. Porém, apesar da pressão, o Borussia Dortmund manteve o controle da partida, administrando o resultado com trocas no elenco e maior organização defensiva.
Nos acréscimos, o zagueiro espanhol Sergio Ramos teve uma boa chance em cruzamento, cabeceou com perigo, mas mandou para fora. Foi a última grande oportunidade dos mexicanos na partida.
O confronto contou com mais de 33 mil torcedores presentes em Atlanta, contribuindo para a marca expressiva de 2 milhões de pessoas presentes nos jogos do torneio nos Estados Unidos. O Mundial de Clubes tem servido como preparação para a Copa do Mundo de Seleções de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Com a eliminação do Monterrey, a Concacaf se despede da competição. A entidade levou dois representantes às oitavas de final: o próprio Monterrey, eliminado pelo Borussia Dortmund, e o Inter Miami, de Lionel Messi, que foi superado pelo Paris Saint-Germain.
O Monterrey encerra sua participação no torneio com uma campanha de uma vitória, dois empates e uma derrota.