O Botafogo confirmou a contratação de Davide Ancelotti como novo treinador do clube. Filho de Carlo Ancelotti, Davide atuou como auxiliar técnico ao lado do pai em diversos clubes e na Seleção Brasileira, e agora aceita o desafio de ser o treinador principal do Alvinegro.
O acordo foi fechado neste domingo, e o italiano de 35 anos deve chegar ao Rio de Janeiro nos próximos dias para iniciar os trabalhos ainda nesta semana.
Desde 2012, Davide acompanha Carlo em sua trajetória profissional, tendo sido seu auxiliar nas últimas cinco equipes: Bayern de Munique, Napoli, Everton, Real Madrid e na Seleção Brasileira. Esta será a sua primeira experiência como técnico principal. Ele ainda está definindo sua equipe de auxiliares para o trabalho no Brasil.

Atualmente de férias com a família na Europa, Davide se apresenta em breve ao Botafogo. Entretanto, é improvável que ele esteja à beira do campo no clássico contra o Vasco, no próximo sábado, pelo Brasileirão. Nessa partida, a equipe deverá ser comandada por Cláudio Caçapa, auxiliar técnico permanente do clube.
Apesar de fazer parte da comissão técnica de Carlo Ancelotti na Seleção, Davide não possui contrato fixo com a CBF, atuando apenas por convocação, assim como outros colaboradores. Inclusive, ele e seus auxiliares nem residem no Brasil durante o trabalho com a Seleção, ao contrário do pai, que detém exclusividade.
O Botafogo estava sem treinador desde a saída de Renato Paiva, que deixou o cargo após a eliminação para o Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes. O proprietário John Textor optou pela demissão devido à insatisfação com o estilo de jogo da equipe.
Com a chegada de Davide Ancelotti, o clube terá seu sétimo técnico desde o início da era SAF, em 2021. A média atual é de um treinador a cada seis meses, sendo o português Luís Castro o único a permanecer no cargo por mais de um ano até o momento.