Botafogo e Corinthians protagonizaram um duelo marcado por dois tempos distintos neste sábado, no Estádio Nilton Santos, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O empate por 1 a 1 refletiu uma partida de contrastes, onde os cariocas dominaram os primeiros 45 minutos e os paulistas reagiram na etapa final, deixando em campo a sensação mútua de que a vitória poderia ter vindo.
No primeiro tempo, o Botafogo impôs seu ritmo e controlou totalmente as ações. Arthur Cabral abriu o placar e teve chances para ampliar. Nathan Fernandes, Montoro e Mateo Ponte também levaram perigo, mas a equipe não aproveitou as oportunidades e perdeu a chance de encaminhar a vitória antes do intervalo. A queda de rendimento na segunda etapa gerou vaias da torcida ao fim do jogo.

Na volta do intervalo, o técnico Dorival Júnior promoveu quatro mudanças no Corinthians: entraram Matheuzinho, Breno Bidon, Memphis Depay e Yuri Alberto. Com os titulares em campo, o Timão subiu de produção, empatou com Depay e teve a chance da virada nos pés de Yuri Alberto, que desperdiçou uma oportunidade clara. A reta final foi marcada pela pressão dos visitantes, que por pouco não saíram com os três pontos.
Com o empate, o Botafogo chegou aos 26 pontos e segue na quinta posição da tabela. O próximo desafio será na segunda-feira (29), contra o Bragantino, pela Copa do Brasil, novamente no Nilton Santos. No Brasileirão, volta a campo no domingo (3), contra o Cruzeiro, também em casa.
Já o Corinthians subiu para a oitava colocação, com 21 pontos. Agora, o foco se volta para o clássico contra o Palmeiras, na próxima quarta-feira, na Neo Química Arena, pela Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o time enfrenta o Fortaleza, no domingo, também em seus domínios.