Atual campeão da Libertadores, o Botafogo iniciou a defesa de seu título com uma derrota. Na noite desta quarta-feira, o Alvinegro enfrentou a Universidad de Chile no Estádio Nacional de Santiago, teve mais posse de bola (63% a 37%) e finalizações (sete a seis), mas não conseguiu converter essa superioridade em gols e acabou derrotado por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado pelo argentino Di Yorio, ex-Athletico-PR. Para piorar, Igor Jesus recebeu dois cartões amarelos nos acréscimos e foi expulso.
O primeiro tempo teve poucas emoções, mas o Botafogo foi superior. Igor Jesus e Santi tiveram boas oportunidades aos 27 e 39 minutos, respectivamente, mas pararam no goleiro Castellón. A Universidad de Chile chegou com perigo apenas uma vez, aos 12 minutos, quando Leandro Fernández deixou Altamirano na cara do gol, mas ele desperdiçou a chance ao chutar para fora. Na segunda etapa, o Botafogo perdeu o controle do jogo e sofreu com as mudanças do adversário. Aos 14 minutos, em um rápido contra-ataque, Guerra encontrou Di Yorio livre, e o atacante argentino finalizou com precisão para abrir o placar. Três minutos depois, Guerra balançou as redes novamente, mas o gol foi anulado por falta em Jair. Após assumir a vantagem, a equipe chilena administrou o jogo e o Botafogo não conseguiu reagir.

O técnico Renato Paiva, recém-chegado ao comando do Botafogo, ainda busca sua primeira vitória. Em sua estreia, o time teve um bom desempenho contra o Palmeiras, conseguindo um empate sem gols no Allianz Parque. Já contra a Universidad de Chile, a equipe teve um primeiro tempo promissor, mas caiu de rendimento na segunda etapa e saiu derrotada.
A Universidad de Chile, campeã da Copa Chile em 2024, voltou à Libertadores após quatro anos e celebrou sua primeira vitória no torneio continental em sete anos. Curiosamente, o último triunfo havia sido também contra um time carioca: 1 a 0 sobre o Vasco, em São Januário, no dia 13 de março de 2018.
O Botafogo volta a campo na próxima terça-feira, às 19h (de Brasília), para enfrentar o Carabobo, da Venezuela, no Estádio Nilton Santos, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Antes disso, no sábado, o Alvinegro recebe o Juventude, às 21h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.