Atual campeão da Libertadores, o Botafogo conquistou sua primeira vitória na edição de 2025 ao bater o Carabobo, da Venezuela, por 2 a 0 no Estádio Nilton Santos. Apesar do favoritismo e do amplo domínio em campo, o Glorioso enfrentou muita dificuldade diante de um adversário estreante na fase de grupos e bastante recuado. O alívio só veio nos minutos finais, com gols de Patrick de Paula e Matheus Martins.
O time venezuelano surpreendeu nos primeiros minutos e criou a primeira grande chance da partida: aos quatro minutos, Berríos saiu cara a cara com John, mas finalizou para fora. O susto acordou o Botafogo, que assumiu o controle da partida, mas pecava nas conclusões. Aos oito minutos, Neira quase marcou contra, acertando a trave. Na sequência, Bruera deu rebote e Santi desperdiçou um gol feito.
A pressão alvinegra continuou, mas a pontaria seguia como principal vilã. Artur, Mastriani e Barboza também tiveram boas oportunidades, mas falharam nas finalizações. O Carabobo, por sua vez, assustou novamente no segundo tempo, com Pérez acertando o travessão aos 20 minutos.
Aos 37, Barboza voltou a acertar a trave, desta vez de cabeça. Quando o empate parecia inevitável, Patrick de Paula cobrou falta aos 42 minutos e contou com um desvio para finalmente balançar as redes. Já nos acréscimos, Matheus Martins saiu livre na cara do gol e tocou com categoria para definir o placar.

A partida também teve um momento de tensão: em um choque de cabeça com Mastriani, o zagueiro Neira, do Carabobo, caiu desacordado. Ele foi atendido ainda no gramado, recuperou a consciência e foi levado de ambulância para um hospital na Barra da Tijuca. Segundo informações do clube venezuelano, o jogador está consciente e em observação. Já Mastriani seguiu normalmente no jogo.
Com o resultado, o Botafogo soma seus primeiros três pontos no Grupo A, ficando na terceira colocação, empatado com o Estudiantes, mas atrás no saldo de gols. A liderança é da Universidad de Chile, com seis pontos. O Carabobo, com duas derrotas, segue na lanterna da chave.
Na próxima rodada, o Botafogo visita o Estudiantes, na Argentina, no dia 23 de abril, às 21h30 (de Brasília), no estádio Jorge Luis Hirschi. Já o Carabobo recebe a Universidad de Chile um dia antes, às 19h, no estádio Misael Delgado. Antes disso, o Alvinegro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Bragantino no sábado, às 16h, no Nabi Abi Chedid.