Foto de Kulumbegashvili Tamara/IJF

Nesta sexta-feira (17) teve início o Grand Prix de Judô Guadalajara 2025. Vivendo uma boa fase após o ótimo desempenho em Lima, no Peru, no último fim de semana, a seleção brasileira manteve o embalo e voltou a brilhar. Sete atletas competiram nas categorias mais leves e garantiram quatro medalhas para o país na abertura do torneio, realizado no México.

O Brasil começou em grande estilo o Grand Prix de Judô Guadalajara 2025. O principal destaque foi Jéssica Pereira, que vive ótima fase e conquistou o segundo ouro consecutivo em etapas de Grand Prix. Na final dos 52kg, ela venceu a espanhola Ayumi Leiva Sanchez com um ippon após mais de dois minutos e meio de luta no golden score.

Entre os homens, Michel Augusto também se destacou ao chegar à decisão dos 60kg e ficar com a medalha de prata, após ser superado pelo azeri Balabay Aghayev nos instantes finais.

 Nicole Marques, de apenas 17 anos, também fez história ao conquistar seu primeiro pódio na categoria sênior, levando o bronze nos 52kg depois de vencer a canadense Evelyn Beaton. A jovem atleta substituiu Larissa Pimenta, cortada por uma infecção de garganta.

Shirlen Nascimento, medalhista no último Mundial adulto, completou o bom desempenho brasileiro com bronze nos 57kg, superando a espanhola Adriana Rodriguez Salvador com um estrangulamento no solo. Outros atletas, como Jéssica Lima, Henrique Lima e Ronald Lima, também competiram, mas acabaram eliminados antes da disputa por medalhas.

O Brasil, que vem de uma campanha vitoriosa em Lima, no Peru — com 11 medalhas conquistadas —, segue embalado no circuito internacional. Em Guadalajara, são 21 judocas representando o país em busca de novos pódios até domingo (19), quando o torneio se encerra com as categorias pesadas.

Confira todos os medalhistas Brasileiros :

 Jéssica Pereira (52kg feminino) – Ouro

 Michel Augusto (60kg masculino) – Prata

 Nicole Marques (52kg feminino) – Bronze

 Shirlen Nascimento (57kg feminino) – Bronze

Confira a programação do fim de semana :

Sábado, 18 de outubro

  • 73kg masculino – primeira rodada – Willian Lima x Martin Hojak (Eslovênia)
  • 73kg masculino – oitavas de final – Daniel Cargnin x vencedor entre Rafael Ramírez (México) e Diego Fernandez Campillo (Espanha)
  • 81kg masculino – primeira rodada – Pedro Medeiros x Itay Bibitko (Israel)
  • 81kg masculino – oitavas de final – Gabriel Falcão x vencedor entre Eetu Ihanamaki (Finlândia) e Samuel Ayala (México)
  • 63kg feminino – oitavas de final – Rafaela Silva x vencedora entre Anriquelis Barrios (Venezuela) e Nina Cvjetko (Croácia)
  • 63kg feminino – oitavas de final – Nauana Silva x vencedora entre Mina Libeer (Bélgica) e Karlee Carrouth (EUA)
  • 70kg feminino – oitavas de final – Kaillany Cardoso x Adelina Novitsky (Israel)

Domingo, 19 de outubro

  • 90kg masculino – primeira rodada – Guilherme Schimidt x Diego Diaz (México)
  • 90kg masculino – oitavas de final – Marcelo Fronckowiack x vencedor entre Vojin Mandic (Sérvia) e Oleksandr Nyzhnyk (EUA)
  • 100kg masculino – oitavas de final – Leonardo Gonçalves x Daniel Liubimovski (EUA)
  • +100kg masculino – oitavas de final – Rafael Buzacarini x José Nova Alcantara (República Dominicana)
  • 78kg feminino – quartas de final – Karol Gimenes x Beatriz Freitas
  • +78kg feminino – quartas de final – Giovanna Santos x Erica Simonetti (Itália)