quarta-feira, 17 de dezembro De 2025

Brasil define rota na Copa de 2026 e conhece possíveis adversários no mata-mata

-

A Seleção Brasileira já conhece o seu caminho na Copa do Mundo de 2026. O sorteio realizado nesta sexta-feira, em Washington, organizou os 12 grupos do torneio e estabeleceu as datas, a ordem dos confrontos e a região onde o Brasil disputará a primeira fase, além de sinalizar potenciais cenários para o mata-mata.

Jogos do Brasil na fase de grupos
13 de junho (sábado) – Brasil x Marrocos
19 de junho (sexta-feira) – Brasil x Haiti
24 de junho (quarta-feira) – Escócia x Brasil

A equipe comandada por Carlo Ancelotti atuará exclusivamente na costa leste dos Estados Unidos durante a fase inicial, o que contrariou a preferência da comissão técnica, que desejava se instalar na costa oeste. A estreia acontecerá em Boston ou Nova York; o segundo jogo será disputado em Boston ou Filadélfia; e a última rodada terá Atlanta ou Miami como sede.

Foto: Getty Images

Se avançar como líder do Grupo C, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F — integrado por Holanda, Japão, Tunísia e um representante europeu vindo da repescagem — no dia 29 de junho, uma segunda-feira, em Houston. Caso termine em segundo lugar, terá pela frente o líder do Grupo F na mesma data, mas jogando em Monterrey, no México.

Em um cenário de classificação em primeiro lugar, e superando a fase de 16 avos de final, a Seleção disputará as oitavas no dia 5 de julho, um domingo. O adversário sairá do duelo entre os vice-líderes dos grupos E e I, podendo colocar Alemanha, França, Equador ou Noruega no caminho brasileiro.

Se avançar em segundo lugar, o duelo das oitavas será contra o vencedor da disputa entre os vice-líderes dos grupos A e B. México, Suíça, Coreia do Sul, Canadá, Itália ou Dinamarca aparecem como adversários possíveis.

O chaveamento ainda reserva a possibilidade de um confronto entre Brasil e Inglaterra nas quartas de final. Caso ambas liderem seus grupos e avancem nas fases eliminatórias, o duelo ocorrerá no dia 11 de julho, um sábado, em Miami.

Um clássico sul-americano contra a Argentina também pode ocorrer nas semifinais, desde que as duas seleções avancem na mesma condição — ambas como líderes ou ambas como vice-líderes. Caso uma termine em primeiro e a outra em segundo, o encontro só poderia acontecer na decisão.

De acordo com o posicionamento no ranking, Brasil só enfrentaria França ou Espanha em uma eventual final, desde que essas seleções também avancem como primeiras colocadas de seus grupos.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...