A Federação Internacional de Basquete (Fiba) definiu, nesta terça-feira (7), os grupos do Pré-Mundial de Basquete Feminino, que será disputado em março de 2026 em quatro sedes diferentes. A seleção brasileira, que ficou fora das duas últimas edições do torneio, jogará em Wuhan, na China, em busca de um lugar no Mundial da Alemanha.
O Brasil integrará um grupo formado por Mali, Sudão do Sul, República Tcheca, China e Bélgica — esta última já garantida na competição principal por ter conquistado o título europeu. Assim, as outras cinco equipes lutarão por três vagas no Mundial.

A última participação brasileira em um Mundial aconteceu em 2014, quando a equipe terminou na 11ª colocação. O país tem um histórico expressivo na modalidade: conquistou o bronze em 1971 e o ouro em 1994, ano em que o time comandado por Hortência, Paula e Janeth entrou para a história do basquete feminino.
O Mundial de Basquete Feminino de 2026 será realizado em Berlim, na Alemanha, entre os dias 4 e 13 de setembro. A seleção anfitriã já tem vaga assegurada, assim como Bélgica, Estados Unidos, Austrália e Nigéria, campeãs continentais.
Grupos do Pré-Mundial de Basquete Feminino 2026
Wuhan (China)
-
Brasil
-
Mali
-
Sudão do Sul
-
Bélgica*
-
República Tcheca
-
China
San Juan (Porto Rico)
-
Nova Zelândia
-
Porto Rico
-
Estados Unidos*
-
Senegal
-
Itália
-
Espanha
Istambul (Turquia)
-
Hungria
-
Turquia
-
Argentina
-
Austrália*
-
Canadá
-
Japão
Lyon-Villeurbanne (França)
-
Colômbia
-
Filipinas
-
Alemanha*
-
Coreia do Sul
-
França
-
Nigéria*
*Seleções já classificadas para o Mundial.