A seleção brasileira de vôlei masculino viu a classificação às oitavas de final do Mundial ficar em risco. Líder do Grupo H até o início da rodada, o Brasil precisava vencer ao menos um set diante da Sérvia, nesta quarta-feira (17), mas acabou derrotado por 3 a 0 (25/22, 25/20 e 25/22), em duelo disputado sob forte emoção. Com o resultado, a equipe caiu para a segunda colocação e pode até ser eliminada a depender do complemento da terceira rodada.
Nesta quinta-feira, às 10h (de Brasília), República Tcheca e China se enfrentam no fechamento da fase de grupos. Se os tchecos vencerem por 3 a 0, o Brasil terminará em terceiro lugar e estará eliminado. Uma vitória europeia por 3 a 1 deixará a classificação em aberto, sendo definida pelo saldo de pontos. Já um triunfo tcheco por 3 a 2 ou qualquer vitória chinesa garantem o Brasil nas oitavas.

A partida teve um componente extra de emoção: poucas horas antes do jogo, o técnico Bernardinho recebeu a notícia da morte de sua mãe, no Rio de Janeiro. Em homenagem, os jogadores entraram em quadra com faixas de luto na manga. O treinador não conteve as lágrimas ao ver a lembrança.
O primeiro set foi equilibrado. O Brasil chegou a liderar por 10 a 9 após bloqueio de Alan, mas a Sérvia cresceu com Nedeljkovic e virou para 15 a 13. Mesmo após empatar em 21 a 21, a seleção cedeu nos momentos decisivos e viu Luburic conduzir os sérvios à vitória por 25 a 22.
No segundo set, a Sérvia assumiu o controle desde os primeiros pontos. Luburic, em grande noite, comandou o ataque europeu, que abriu 12 a 8 e não deu chances de reação. Sem força, o Brasil acabou derrotado por 25 a 20.
Na terceira parcial, a necessidade de vencer não foi suficiente para impulsionar a seleção. Com erros de saque e dificuldades na virada de bola, o time de Bernardinho ficou rapidamente em desvantagem. Alan foi sobrecarregado, e Cachopa tentou variar com Judson e Flávio, mas a Sérvia manteve o domínio. Luburic, novamente decisivo, garantiu a vitória por 25 a 22 e selou o 3 a 0.
Agora, o Brasil aguarda o resultado de República Tcheca x China para saber se seguirá vivo no Mundial.