A seleção brasileira masculina de vôlei iniciou com o pé direito a terceira semana da Liga das Nações (VNL). Em um clássico eletrizante, o Brasil venceu a Argentina por 3 sets a 1 (25-21, 25-23, 24-26 e 25-18), na madrugada desta quarta-feira (16), em Chiba, no Japão. Com o resultado, a equipe comandada por Bernardinho chegou aos 23 pontos e se manteve isolada na liderança da fase preliminar da competição.
Equilíbrio do início ao fim
O duelo foi marcado por equilíbrio desde o primeiro set. Após um início parelho até o 12 a 12, o Brasil conseguiu abrir vantagem, chegando a 18 a 13. Mesmo com a aproximação argentina no fim do set, o time brasileiro manteve o foco e fechou em 25 a 21, com ponto de Judson pelo meio. O oposto Alan foi o maior destaque da partida, anotando 20 pontos — 18 de ataque, um de bloqueio e um de saque.

No segundo set, o Brasil começou desconcentrado e permitiu que a Argentina abrisse 8 a 3. No entanto, com saques mais agressivos e bloqueios eficientes, os brasileiros buscaram o empate em 12 a 12. A parcial seguiu acirrada, mas o Brasil virou no momento decisivo, aproveitando erros dos rivais. O ponto final veio após saque na rede de Palonsky, selando o 2 a 0 com vitória por 25 a 23.
Argentina resiste, mas Brasil fecha com autoridade
O terceiro set foi o mais equilibrado da partida. As equipes se alternaram no placar o tempo todo, sem que nenhuma abrisse vantagem expressiva. O Brasil chegou a ter set point no 24 a 23, mas desperdiçou a oportunidade e viu os argentinos virarem para 26 a 24, diminuindo a diferença.
A Argentina tentou manter o embalo e começou o quarto set vencendo por 4 a 1. Porém, após um longo rally — que gerou reclamações por parte dos argentinos sobre uma bola recuperada por dentro da antena — o Brasil empatou em 7 a 7 e cresceu na partida. Aproveitando uma série de erros dos rivais e ignorando a catimba argentina, o time brasileiro assumiu o controle da parcial e fechou o jogo com um 25 a 18, após ponto de Honorato.
Classificação encaminhada
Com a vitória, o Brasil soma 23 pontos e segue firme na liderança da fase preliminar, com a vaga para a fase final praticamente garantida. A seleção abriu 10 pontos de vantagem sobre Cuba, atual nona colocada e primeira fora da zona de classificação, restando apenas quatro jogos para o fim da etapa.
Próximos compromissos do Brasil na VNL
A equipe brasileira ainda tem três partidas nesta terceira semana da Liga das Nações:
-
Brasil x Japão – Sexta-feira (18), às 7h20
-
Brasil x Turquia – Sábado (19), às 3h30
-
Brasil x Alemanha – Domingo (20), às 2h30
Todos os horários são de Brasília.