A Seleção Brasileira conquistou neste domingo (21) o bicampeonato da Copa das Nações de Futsal ao vencer a Polônia por 2 a 1, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília. O título veio de forma invicta: na primeira fase, o Brasil superou a Guatemala por 3 a 1 e, na semifinal, aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre o Paraguai.
O jogo
A decisão foi equilibrada e bastante disputada. No primeiro tempo o Brasil teve grandes chances mas quem abriu o placar foi a Polônia, com Kubik, aos 6 minutos do primeiro tempo. O empate brasileiro veio na base da persistência e intensidade: Matheus marcou faltando cinco minutos para o intervalo, deixando tudo igual.
Na etapa final, a Seleção continuou criando as principais oportunidades, mas esbarrava na forte defesa polonesa, que dificultava as finalizações. A partida ficou ainda mais intensa nos minutos finais.
Diante das dificuldades, o técnico Marquinhos Xavier recorreu à estratégia de utilizar o pivô Pito como goleiro-linha — e a tática foi decisiva. Restando pouco mais de dois minutos para o apito final, Pito deu o passe para Marcel, que garantiu a virada e o título brasileiro.
Ficha do jogo
Brasil 2 x 1 Polônia
Final da Copa das Nações de Futsal
Gols: Kubik (6′ do 1ºT); Matheus (15′ do 1ºT); Marcel (18′ do 2ºT)
Local: Arena BRB Nilson Nelson, Brasília