Após as polêmicas da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Comissão de Arbitragem da CBF anunciou o afastamento e o encaminhamento para treinamento de aperfeiçoamento dos árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, responsáveis pela condução do clássico entre São Paulo e Palmeiras, no Morumbis.
A medida também se estende à dupla Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior, que atuou no confronto entre Red Bull Bragantino e Grêmio, em Bragança Paulista. Ambos os jogos geraram reclamações intensas das equipes envolvidas e cobranças públicas por parte dos clubes à entidade.

No duelo paulista, o São Paulo protestou contra a não marcação de um pênalti e a ausência de cartão vermelho para Andreas Pereira, do Palmeiras, em lance ainda no primeiro tempo, quando o placar apontava 2 a 0 para o Tricolor. Segundo o clube, os erros interferiram diretamente no resultado da partida, que terminou com vitória do Palmeiras por 3 a 2, após virada no segundo tempo.
Já em Bragança, o Red Bull Bragantino foi beneficiado com um pênalti marcado nos acréscimos, enquanto o Grêmio teve um jogador expulso, o que gerou revolta nos gaúchos. O clube, inclusive, acionou formalmente a CBF para pedir explicações sobre as decisões da arbitragem.
Em nota oficial, a CBF confirmou o afastamento e informou que os árbitros envolvidos passarão por um processo de “treinamento, aprimoramento e avaliação interna”, antes de retornarem às atividades.
Nota da CBF:
“A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades.”