A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste, uma das novidades do calendário do futebol brasileiro em 2026. A competição interestadual reunirá 12 clubes dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os times do Espírito Santo participarão da Copa Centro-Oeste.
Clubes classificados para a Libertadores e a Sul-Americana não disputarão a Copa Sul-Sudeste, evitando conflitos de calendário. Cada estado terá dois representantes, definidos com base em dois critérios: seis vagas serão garantidas pelo desempenho nos campeonatos estaduais de 2025 e outras seis poderão ser distribuídas entre campeões de torneios seletivos ou classificados pelos estaduais.

A CBF permitirá que os clubes optem por não disputar a competição caso se qualifiquem pelo estadual, sem qualquer penalidade. A medida busca dar flexibilidade aos times e evitar sobrecarga de jogos.
O torneio terá três fases. Na primeira etapa, os 12 clubes serão divididos em dois grupos de seis e disputarão jogos em turno único apenas contra as equipes da chave oposta.
A criação da Copa Sul-Sudeste integra a estratégia da CBF de ampliar competições regionais e desafogar o calendário dos clubes da elite, garantindo mais partidas e visibilidade para equipes do interior e de diferentes estados da região Sudeste e Sul do país.