sexta-feira, 07 de novembro De 2025

Chances Série A: Palmeiras sobe para 74% de possibilidade de título, e Flamengo fica com 23%

-

Vitória vence e coloca Santos no Z-4, mas percentual de permanência do Peixe ainda é maior; Botafogo se destaca na busca por uma vaga na Libertadores 2026, que já tem três classificados

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro foi perfeita para o líder Palmeiras. A vitória tranquila no clássico contra o Santos garantiu subida nas chances de título de 64,27% para 74,35% sem contar os três pontos de vantagem em relação ao vice-líder Flamengo. Os rubro-negros tropeçaram na Vila Belmiro ao permitir o empate do São Paulo por 2 a 2 depois de virar o jogo. Com o resultado, o Fla viu sua possibilidade de ser campeão cair de 34,11% a 23,32%.

Vitor Roque e Flaco López comemoram gol do Palmeiras contra o Santos — Foto: Anderson Romão/AGIF

Faltando sete jogos para os dois aspirantes ao título, o Palmeiras abriu a vantagem de duas rodadas com os resultados deste meio de semana. Se perder o próximo jogo diante do Mirassol, e o Flamengo vencer a sua partida contra o Santos, a primeira colocação seguirá com os alviverdes graças ao número de vitórias conquistadas pelos comandados de Abel Ferreira. Neste cenário, líder e vice-líder teriam os mesmos 68 pontos, mas a equipe paulista teria 21 vitórias contra 20 dos cariocas.

O Cruzeiro é a única equipe que mantém esperança de se meter na briga de Palmeiras e Flamengo. Após vencer o Grêmio, fora de casa, suas possibilidades subiram de 1,51% para 2,33%. São cinco pontos atrás do Palmeiras e dois do Flamengo, além de ter um jogo a mais que ambos. No entanto, se emendar uma terceira vitória seguida diante do Fluminense, no Mineirão, no próximo fim de semana, basta um escorregão dos rivais para a equipe celeste melhorar suas possibilidades.

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.876 jogos de Campeonatos Brasileiros, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.

 

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...