Chapecoense e Ituano ganham, aumentam probabilidade de permanecer na Série B e evitar a queda para a terceira divisão
O Santos voltou a vencer depois de quatro jogos na Série B e finalmente viu as chances de acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro subirem novamente. Apesar da sequência de resultados ruins, a equipe sempre se manteve como o time com a maior possibilidade de voltar para a Série A, e agora tem 81,27% de chances de subir já que derrotou o Brusque fora de casa por 1 a 0.
À frente do Santos na tabela está apenas o Novorizontino, que lidera a segunda divisão, mas não no ranking das chances, já que tem 67,55%. Isso porque não é somente a pontuação na tabela que conta para os cálculos realizados. Também são levados em consideração o poder ofensivo e defensivo, bem como a força dentro e fora de casa dos próximos adversários. Como empatou com o Coritiba em 2 a 2 no Couto Pereira, viu suas chances de subir diminuírem.
A derrota do Mirassol fora de casa para o Ituano por 3 a 2 fez com que perdesse uma colocação na tabela, mas ainda está em terceiro, agora com 58,22% de chances de acesso, a pior queda entre todos os times em comparação com a rodada anterior (18,21 pontos percentuais). Isso acontece porque o Ituano está na parte de baixo da tabela, tendo saído da zona de rebaixamento com esse resultado.
Quem está numa fase boa e também viu a chance de subir aumentar foi o Vila Nova, que venceu o CRB por 1 a 0 na abertura da 25ª rodada, tem quatro vitórias nos últimos cinco jogos e 51,48% de chances de acesso.
Mas o maior salto da rodada foi do Sport. Ao vencer o Avaí fora de casa por 2 a 0 no último sábado, subiu uma posição – passando os catarinenses -, tem 38 pontos e está a quatro do G-4, além de ter dois jogos a menos que os demais adversários. As chances de o Leão da Ilha subir são de 47,55%, um aumento de 17,14 pontos percentuais.
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, calculamos as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, realizando 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.
Risco de rebaixamento
A derrota do Brusque para o Santos, em casa, poderia até ser esperada para os catarinenses mais pessimistas, mas isso não impediu de aumentar o risco de queda para a terceira divisão. Penúltimo colocado da Série B, o Brusque tem 91,58% de possibilidade de cair para a Série C, a maior entre todos os times.
Lanterna da competição, o Guarani foi o time que mais aumentou o risco de descenso para a terceira divisão. O Bugre estava há quatro jogos sem perder, mas foi derrotado por 3 a 0 para o América-MG fora de casa. Agora, tem 76,75% de risco de queda, aumento de 13,78 pontos percentuais, o maior entre os times que brigam para não cair.