Christopher Bell vence e confirma ótima fase da Joe Gibbs, que varre Round 16 dos play-offs.

Na última prova de sábado da temporada, se encerrou o Round 16 dos play-offs da NASCAR com muita emoção e reviravoltas durante toda a prova. Christopher Bell sai vencedor após prova apagada. Alex Bowman, Austin Dillon, Shane Van Gisbergen e Josh Berry dão adeus às chances de título.
Como foi a prova?
A NASCAR trouxe para a etapa de Bristol uma gama mais macia de pneus com promessa de diferentes estratégias. Após os treinos parecia que não tinham surgido muitos efeitos, pois a degradação ainda era baixa, mas após pouco mais de 30 voltas os compostos começaram a se desgastar muito rapidamente, causando inclusive alguns furos de pneu.

Com o tempo, a pista foi ganhando mais aderência e os pilotos entenderam melhor os até onde poderiam gastar os pneus, e quem entendeu melhor tudo isso foi o garoto Ty Gibbs que liderou boa parte do primeiro estágio e mostrando fortes indícios de que poderia finalmente vencer. Ao fim do primeiro estágio Ryan Blaney ultrapassou Ty Gibbs pela liderança e garantiu os 10 pontos.
O segundo estágio seguiu a mesma toada, pneus se desgastando bastante e Ty Gibbs dominando completamente a prova, e dessa vez levando os 10 pontos para casa e se consolidando como o carro a ser batido.
O último estágio começou mais uma vez com Ty Gibbs liderando, porém agora com um fator que ainda não havia aparecido antes na prova, as bandeiras amarelas, 14 ao total, que embaralhou por diversas vezes a corrida, mas a prova ficou de cabeça para baixo, justamente quando se teve um tempo maior de bandeira verde, quando Ty Gibbs teve um problema na entrada dos pits que tirou suas chances de vitória. Abriu espaço para outros pilotos sonharem com a vitória, um deles era Alex Bowman que era obrigado a vencer para seguir vivo na disputa do título. E após uma bandeira amarela causada pelo então líder Brad Keselowski, o grid foi novamente mudado e, faltando 4 voltas para o fim, foi dada a relargada com Carson Hocevar e Zane Smith (ambos em busca de suas primeiras vitórias) na primeira fila e Alex Bowman e Christopher Bell na segunda fila. Bell largou melhor, viu os líderes brigarem entre si e aproveitou para ultrapassá-los e vencer, seguido de Brad Keselowski, Zane Smith, Ryan Blaney e Joey Logano; Corey Heim, Carson Hocevar, Alex Bowman, Chase Briscoe e Ty Gibbs fecharam o top 10.
Quem são os eliminados?
Josh Berry: foi o primeiro eliminado após abandonar mais uma corrida, conseguindo o incrível e amargo feito de abandonar todas às três corridas.
Shane Van Gisbergen: dono de 4 vitórias em misto na temporada, o neozelandês foi nulo nos ovais e foi facilmente superado pelos rivais.
Austin Dillon: mesmo com uma desvantagem de apenas 11 pontos para o corte, o piloto da Childress não teve um desempenho decente e como esperado foi eliminado.
Alex Bowman: a grande decepção, porém o único que sonhou com a classificação, e mesmo com os problemas de Chase Elliott e Austin Cindric, Bowman não conseguiu pular bem na última relargada e ficou pelo caminho.
A NASCAR volta às pistas novamente no próximo domingo (20) para a etapa de New Hampshire, a primeira do Round 12 e doze pilotos seguem vivos pelo título:Denny Hamlin,William Byron, Kyle Larson, Christopher Bell, Ryan Blaney, Chase Briscoe, Chase Elliott, Bubba Wallace, Austin Cindric, Joey Logano, Ross Chastain e Tyler Reddick.
Fonte: NASCAR