A Colômbia esteve muito perto de garantir a classificação antecipada para a Copa do Mundo de 2026, mas deixou a vitória escapar. Nesta terça-feira, no Estádio Monumental de Nuñez, os colombianos abriram o placar com um golaço de Luis Díaz, tiveram um jogador a mais desde os 25 minutos do segundo tempo, mas cederam o empate à Argentina, que mostrou raça e buscou o 1 a 1 com um belo gol de Thiago Almada.
Mesmo com 67% de posse de bola no primeiro tempo, a Argentina viu a Colômbia criar as melhores chances. Luis Díaz, inspirado, já havia dado um drible desconcertante em De Paul antes de marcar um golaço ao passar por três marcadores e finalizar com precisão, após assistência de Castaño.

Na etapa final, os donos da casa cresceram com a entrada de Nico González, que acertou a trave e quase marcou. Enzo Fernández, no entanto, atrapalhou a reação argentina ao ser expulso por uma solada no rosto de Castaño. Apesar da desvantagem numérica, os hermanos seguiram pressionando e chegaram ao empate com Thiago Almada, que acertou um chute preciso após jogada de inteligência ofensiva da equipe.
O resultado, no fim, foi justo pela entrega da Argentina, que garantiu a liderança da tabela com folga. A Colômbia, apesar do vacilo, segue em ótima situação: se vencer a Bolívia no dia 4 de setembro, em casa, estará matematicamente classificada para o Mundial.
A Argentina encerra sua participação nas Eliminatórias diante da Venezuela, também em casa. Já garantida no Mundial, a atual campeã mundial pode influenciar diretamente na briga pela última vaga direta — no momento, a Venezuela ocupa o sétimo lugar, que dá direito à repescagem intercontinental.