A segunda edição do Spaten Fight Night, realizada neste sábado (27), em São Paulo, terminou de forma conturbada. A luta principal entre Acelino “Popó” Freitas e Wanderlei Silva foi interrompida no quarto round após repetidas infrações do ex-lutador de MMA, que aplicou cabeçadas no adversário. O árbitro decidiu pela desclassificação de Wanderlei, o que gerou uma briga generalizada no ringue. O curitibano chegou a ser agredido e precisou de atendimento médico.
O episódio decisivo ocorreu no terceiro assalto, quando Silva acertou a primeira cabeçada em Popó e teve um ponto descontado. No round seguinte, voltou a repetir o golpe por duas vezes, o que levou o árbitro a encerrar a luta. Geyza Caryny, presidente do Conselho Nacional de Boxe, explicou a decisão.
— É proibido qualquer golpe que não seja com as luvas. O Wanderlei projetou cabeçadas algumas vezes. O árbitro advertiu, descontou pontos e, no terceiro desconto, aplica-se a desclassificação automática. O Popó chegou a ter cinco minutos para se recuperar e conseguiu retornar, mas como o movimento se repetiu, a luta foi encerrada — afirmou.

A confusão não se limitou ao combate. Após o anúncio oficial, integrantes das equipes de ambos os lutadores invadiram o ringue e se estranharam, dando início a empurrões e agressões. Para Geyza, o tumulto pode ter sido provocado também pelo desconhecimento das regras do boxe.
— Talvez tenha faltado compreensão do regulamento, embora tudo tenha sido explicado na pesagem e antes do evento. Foi um momento de nervosismo, em que ninguém quer perder, ainda mais da forma como ocorreu. Infelizmente, isso mancha a imagem do esporte — completou.
Resultados do Spaten Fight Night – São Paulo, 27 de setembro de 2025
Popó Freitas venceu Wanderlei Silva por desclassificação a 1min34s do 4º round
Bia Ferreira venceu Maira Moneo por decisão unânime (98-92, 96-94, 98-92)
Hebert Conceição venceu Yamaguchi Falcão por decisão unânime (triplo 100-90)
Thiago Manchinha venceu Wanderson Barcellos por decisão unânime (triplo 29-28)