quarta-feira, 30 de abril De 2025

Cruzeiro e Campinas reeditam final histórica da Superliga Masculina após nove anos

-

A final da Superliga Masculina 2023/2024 será protagonizada por Cruzeiro e Campinas, que se enfrentam pela segunda vez na história em uma decisão. O último encontro decisivo entre as equipes foi na temporada 2015/2016, quando os mineiros levaram a melhor por 3 sets a 1. Agora, nove anos depois, os paulistas buscam a revanche e o inédito título da competição.

Enquanto o Cruzeiro já soma oito conquistas da Superliga e chega à decisão como favorito, o projeto atual do Campinas ainda sonha com a sua primeira taça. A equipe do interior paulista vem embalada pela melhor campanha de sua história na fase classificatória e por dois triunfos sobre o próprio Cruzeiro nesta edição: 3 sets a 2 em Contagem e 3 a 0 no Taquaral.

Um dos símbolos da campanha campineira é o levantador Bruninho, que retornou à cidade natal para liderar o time rumo à final. Ele destacou a importância do feito:

– Esse grupo merece muito chegar à final. É um grupo muito unido e trabalhador. Ser finalista da Superliga pelo Campinas, cidade onde eu cresci e voltei agora, era um sonho. Mais que um objetivo alcançado, é um sonho realizado – disse o levantador Bruninho, principal novidade na base titular em relação ao vice-campeonato da temporada passada, quando Campinas perdeu a final para o Sesi Bauru.

Foto: Pedro Teixeira/ Vôlei Renata

Campinas participa da Superliga desde a temporada 2010/2011 e chegou aos playoffs em todas as 15 edições desde então. Em 2023/2024, a equipe avançou em terceiro lugar, com 18 vitórias em 22 jogos — seu melhor desempenho até hoje. Na fase eliminatória, superou Joinville nas quartas de final, virando a série, e eliminou o Suzano com duas vitórias na semifinal.

A final está marcada para o próximo domingo, 4 de maio, às 10h, no Ginásio do Ibirapuera, com transmissão ao vivo da TV Globo e do sportv.

Vale lembrar que, embora o atual projeto do Campinas ainda busque seu primeiro troféu, a cidade já foi campeã da Superliga na temporada 1995/1996, com a equipe montada pela Olympikus, que contava com craques como Maurício Lima, Marcelo Negrão e Kid.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...