O Dallas Mavericks foi o grande vencedor da loteria do Draft da NBA 2025, realizada na noite desta segunda-feira (12), no Centro de Convenções McCormick Place, em Chicago. A franquia, que tinha apenas 1,8% de chance de conquistar a primeira escolha, desbancou as favoritas e garantiu o direito de abrir o recrutamento deste ano — um feito inédito em sua história.
Essa será a primeira vez que os Mavericks terão a primeira escolha geral em um Draft da NBA. A cerimônia de seleção acontecerá em duas datas: a primeira rodada será realizada no dia 25 de junho, enquanto a segunda ocorrerá no dia 26, ambas no Barclays Center, no Brooklyn, Nova York.
A loteria define a ordem das quatro primeiras escolhas entre as 14 equipes que não se classificaram para os playoffs. As chances de cada time variam de acordo com seu desempenho na temporada regular. O Utah Jazz liderava as probabilidades com 14%, mas quem brilhou foi a atual equipe de Anthony Davis, superando todas as expectativas.
O San Antonio Spurs, conhecido por escolhas certeiras como Victor Wembanyama e Stephon Castle — ambos eleitos calouros do ano em suas temporadas —, terá a segunda escolha geral. Philadelphia 76ers e Charlotte Hornets completam o top 4 da loteria.

O sorteio é feito com 14 bolinhas de pingue-pongue numeradas. Quatro delas são sorteadas para formar combinações que determinam as posições de 1º a 4º lugar. As demais posições da loteria, da 5ª à 14ª, são definidas conforme a classificação das equipes restantes, priorizando aquelas com os piores desempenhos.
As demais escolhas do Draft, da 15ª à 30ª na primeira rodada e da 31ª à 58ª na segunda rodada, seguem a ordem inversa da classificação final da temporada regular. Cada equipe da NBA tem direito a uma escolha em cada rodada.
Nesta edição, o Draft contará com 59 escolhas no total, uma a menos que o habitual. A redução se deve a uma punição imposta ao New York Knicks por violar regras na contratação do armador Jalen Brunson, em 2022.
Ordem das escolhas da loteria do Draft da NBA 2025:
Dallas Mavericks
San Antonio Spurs
Philadelphia 76ers
Charlotte Hornets
Utah Jazz
Washington Wizards
New Orleans Pelicans
Brooklyn Nets
Toronto Raptors
Houston Rockets
Portland Trail Blazers
Chicago Bulls
Atlanta Hawks
San Antonio Spurs (segunda escolha via troca)