O vôlei de praia se prepara para dar adeus a um dos maiores nomes da história da modalidade. Alison Cerutti, campeão olímpico nos Jogos Rio 2016, anunciou nesta quinta-feira que irá se aposentar ao fim da temporada 2025, aos 39 anos. Conhecido como “Mamute”, o atleta de 2,03m fará sua despedida oficial na etapa do Circuito Brasileiro, que acontecerá no Rio de Janeiro, na icônica praia de Copacabana, o mesmo palco da maior conquista de sua carreira.
— Fui muito feliz, fui muito além do que poderia imaginar. Olho para trás e sinto orgulho de tudo que fiz na minha carreira, das decisões que tomei, das escolhas que fiz. Sou realizado pelo que vivi no vôlei de praia, não só pelas conquistas, mas pelas amizades, experiências, oportunidades e aprendizados — declarou Alison, emocionado.

Com 20 anos de trajetória profissional, Alison estreou no Circuito Mundial em outubro de 2006. Ao longo da carreira, acumulou títulos importantes e fez história ao lado de grandes parceiros. Conquistou o ouro olímpico em 2016, ao lado de Bruno Schmidt, e a prata em Londres 2012, ao lado de Emanuel. Também venceu dois Mundiais, conquistando duas medalhas de ouro e uma de prata, foi tricampeão do Circuito Mundial e campeão da Copa do Mundo. No total, soma 136 pódios, número que pode crescer nas últimas etapas que ainda irá disputar.
Antes da despedida, Alison ainda participará de duas etapas do Circuito Americano, ao lado do atual parceiro Juca. O encerramento da carreira, no entanto, está reservado para Copacabana, local que tem um significado especial para ele.
— Copacabana é o Maracanã do vôlei de praia. Foi ali que vivi alguns dos momentos mais marcantes da minha carreira, inclusive o ouro olímpico. Quero aproveitar cada instante dessas últimas competições como profissional e encerrar minha jornada da melhor forma possível — afirmou.

Após pendurar as joelheiras, Alison pretende continuar ligado ao esporte, mas ainda não definiu qual será seu próximo passo. Por enquanto, quer aproveitar o tempo ao lado da família e refletir sobre o futuro.
— Quero curtir esse momento, encerrar bem minha carreira e estar mais presente com minha família. Quero acompanhar de perto o crescimento dos meus filhos. Mas sei que não vou me afastar totalmente do esporte. Vamos ver o que o futuro me reserva — concluiu o campeão.