Pela tabela, o duelo entre Real Madrid e Real Sociedad não valia mais nada nesta última rodada do Campeonato Espanhol. No entanto, o placar de 2 a 0 para o time merengue — com dois gols de Mbappé — ficou em segundo plano, ofuscado pelas emocionantes despedidas de Luka Modric e Carlo Ancelotti, que se despediram dos torcedores neste sábado. O treinador italiano assume, a partir de segunda-feira, a seleção brasileira. Já o meia croata fará sua última competição pelo clube na disputa do Mundial de Clubes.
As homenagens começaram muito antes de a bola rolar. Nos arredores do estádio, torcedores exibiam faixas, cartazes e bandeiras, principalmente em apoio a Modric, ídolo da torcida.

Na entrada das equipes, duas enormes bandeiras tomaram conta do estádio — uma com o rosto de Modric e outra com a imagem de Ancelotti. Durante o jogo, Modric foi ovacionado a cada escanteio que cobrava. No fim da partida, o craque croata foi substituído e deixou o campo aplaudido de pé, passando por um corredor formado pelos jogadores dos dois times. Na sequência, abraçou, beijou esposa e filhos e não conteve as lágrimas.Após o apito final, Modric e Ancelotti foram ao centro do gramado para receber mais homenagens. Ambos discursaram para a torcida, que, emocionada, chorava nas arquibancadas.
Dentro de campo, o Real Madrid, bastante modificado por conta dos desfalques, dominou a partida e sofreu pouco. A Real Sociedad ofereceu algum perigo apenas no primeiro tempo, em raros contra-ataques. Buscando a Chuteira de Ouro, Mbappé foi o grande destaque e abriu o placar após converter o rebote de um pênalti que ele mesmo cobrou e o goleiro defendeu. Na segunda etapa, o jogo ganhou mais velocidade com a entrada de Vini Jr., que deu uma assistência primorosa para Mbappé marcar o segundo, chutando no canto, entre a trave e o goleiro.

O Real Madrid encerra sua participação no Campeonato Espanhol na segunda colocação, com 84 pontos. A Real Sociedad termina em 12º, somando 46 pontos.
Enquanto a Real Sociedad entra de férias, retornando apenas na próxima temporada, que começa em agosto, o Real Madrid tem pela frente a disputa da Copa do Mundo de Clubes, entre junho e julho. A equipe será comandada por Xabi Alonso, que deixou o Bayer Leverkusen e será apresentado oficialmente nesta segunda-feira.