Palmeiras e Botafogo ficaram no 0 a 0 na estreia das equipes no Campeonato Brasileiro, neste domingo, no Allianz Parque. Vice-campeão e campeão da edição passada, respectivamente, os times protagonizaram uma partida equilibrada, com atuações seguras dos goleiros Weverton e John, que garantiram o placar zerado. Ao fim do jogo, a torcida alviverde vaiou o time da casa, reflexo da frustração após a derrota na final do Campeonato Paulista para o arquirrival Corinthians. O Botafogo, por sua vez, saiu satisfeito com a performance após um longo período sem atuar oficialmente.
Antes da partida, Palmeiras e Botafogo deixaram para trás os problemas institucionais recentes envolvendo Leila Pereira e John Textor e se uniram em uma campanha contra o racismo. Durante o minuto de silêncio, os jogadores ergueram o punho, gesto símbolo da luta antirracista. A iniciativa foi motivada pelo caso de Luighi, atacante do Palmeiras, que sofreu ofensas racistas durante um jogo da Libertadores Sub-20 no início do mês.
O início do jogo foi truncado, com muitas disputas e poucas chances de gol. A primeira oportunidade surgiu aos 14 minutos, quando Igor Jesus chutou e quase surpreendeu Weverton. Aos 22, Patrick de Paula também criou perigo para o Botafogo. O Palmeiras, sob o comando de Abel Ferreira, buscava espaços pelas laterais, mas sem efetividade. Aos 28 minutos, Igor Jesus exigiu mais uma defesa de Weverton, enquanto Estêvão respondeu com um chute perigoso para fora aos 31. Nos minutos finais da primeira etapa, o Botafogo ganhou volume de jogo e ameaçou em contra-ataques. Nos acréscimos, Savarino invadiu a área e finalizou cruzado. No rebote, Artur teve a chance de marcar, mas Piquerez conseguiu impedir a finalização.

O segundo tempo começou com o Botafogo pressionando mais, enquanto o Palmeiras encontrava dificuldades para criar jogadas ofensivas. Richard Ríos e Igor Jesus buscaram lances a partir de cruzamentos, mas sem sucesso. Aos 26 minutos, Vitor Roque apareceu livre na área, mas cabeceou mal na melhor oportunidade do Verdão até então. Aos 41, Weverton brilhou mais uma vez ao defender um cabeceio de Igor Jesus. No minuto seguinte, Flaco López teve a chance mais clara do jogo, saindo cara a cara com John, que fez uma grande defesa e assegurou o empate sem gols.
Agora, Palmeiras e Botafogo voltam suas atenções para a Conmebol Libertadores. Na quarta-feira, o time carioca encara a Universidad de Chile, às 21h30 (de Brasília), fora de casa. O Verdão, por sua vez, viaja ao Peru para enfrentar o Sporting Cristal na quinta-feira, às 19h (de Brasília).
Pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo recebe o Juventude no sábado, às 21h (de Brasília), no Nilton Santos. O Palmeiras visita o Sport, no domingo, às 18h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro.