quarta-feira, 05 de fevereiro De 2025

Ex-projetista da RBR teve que decidir entre Alonso ou Hamilton

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Adrian Newey, confirmado nesta semana como nova mente criativa no departamento técnico da Aston Martin, revelou ter cogitado acordo com a Ferrari, e detalhou outras razões para escolher equipe britânica

De saída da Mercedes para a Ferrari, Lewis Hamilton não escondeu o desejo de trabalhar com o lendário projetista Adrian Newey, que deixou a RBR após duas décadas de parceria. E isso quase aconteceu; o engenheiro veterano, porém, escolheu a Aston Martin, motivado também pelo desejo de trabalhar com Fernando Alonso.

– Depois de alguns meses decidi que gostaria de continuar na Fórmula 1, e a Ferrari foi uma das opções. Não escondi o fato de que queria trabalhar com Fernando e queria trabalhar com Lewis. Mas como eles estão em equipes diferentes, eu não poderia trabalhar com os dois – revelou, em entrevista à “Skysports F1”.

Newey fez parte da RBR desde a chegada da equipe na categoria, em 2006; em maio desde ano, anunciou sua saída do time após 19 anos de parceria. Inicialmente, sua retirada pareceu uma aposentadoria; mas rumores sobre um interesse pela Ferrari começaram a circular.

O engenheiro, no fim, acertou com a Aston Martin, que teria feito ainda em março uma oferta a ele. Entre os motivos para escolher a equipe sediada em Silverstone, Newey apontou a personalidade do proprietário Lawrence Stroll, e a concessão de ações da marca esportiva:

– Foram vários motivos, especialmente a oferta de Lawrence de ser acionista e sócio, o compromisso e dele, e o fato de ele ser o único naquele velho padrão de donos de equipe, em que você tem um proprietário ativo como Frank Williams. Esse era o modelo há 20 anos, e Lawrence é o único a seguir esse estilo atualmente.

O britânico de 66 anos começou a trabalhar na F1 ainda como um estagiário, no início da década de 1980; desde então, projetou nada menos que 14 carros campeões da categoria, como o FW14B da Williams de Nigel Mansell, de 1992; o MP41/13 do primeiro título de Mika Hakkinen com a McLaren, em 1998; as quatro RBRs do tetracampeonato de Sebastian Vettel e as três de Max Verstappen.

A contratação de Newey prepara terreno para tentativas de voos mais altos da Aston Martin, que não teve resultados expressivos na F1 até aqui além dos pódios conquistados em 2022 e 2023.

Além disso, a chegada do veterano ecoa com a recente renovação de Fernando Alonso, até 2026, visando colocar o bicampeão mais uma vez na mira da briga pelo título.

– As condições certamente estão presentes, não há dúvida quanto a isso. Mas aonde vamos chegar? Se tratando de mim, quando eu chegar no dia 2 de março (de 2025), a prioridade será entender a equipe, conhecer todo mundo, tentar aprender seus nomes – o que eu não sei fazer – e partir daí – respondeu o engenheiro, questionado sobre as chances da equipe de brigar por vitórias e pelo campeonato.

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