sábado, 14 de junho De 2025

F1 Implementa novas regras no GP de Mônaco para aumentar ultrapassagens e tornar corrida mais emocionante

-

Ultrapassar no GP de Mônaco tem se tornado uma missão cada vez mais difícil. Na edição de 2024, por exemplo, a prova terminou exatamente com os mesmos pilotos nas dez primeiras posições da largada. Diante disso, a Fórmula 1 implementou, de forma excepcional, uma série de regras específicas para Monte Carlo, visando aumentar as disputas na tradicional etapa. A principal mudança envolve a obrigatoriedade de mais trocas de pneus.

Uso Obrigatório de Três Conjuntos de Pneus

A partir deste ano, os pilotos são obrigados a utilizar três conjuntos diferentes de pneus, independentemente da especificação (macios, médios ou duros). Isso exige, portanto, duas paradas obrigatórias ao longo da prova, além do composto utilizado na largada.

Se a corrida ocorrer em pista seca, é necessário que, dos três compostos utilizados, pelo menos dois sejam de especificações diferentes, sendo que um deles será determinado pela FIA.

E Se Chover?

Se chover, a regra dos três conjuntos continua válida. A diferença é que não será necessário usar compostos de pista seca. Pneus intermediários (faixa verde) e de chuva extrema (faixa azul) passam a contar no cumprimento da regra. Para garantir isso, as equipes recebem um set extra de pneus de chuva intensa, evitando qualquer problema logístico caso sejam necessárias duas trocas.

Foto: Clive Rose/F1 via Getty Images

Impacto das Bandeiras Vermelhas e Amarelas

Caso ocorram bandeiras vermelhas ou amarelas, as trocas feitas durante a paralisação da corrida serão consideradas válidas. Ou seja, se um piloto fizer as duas trocas obrigatórias durante interrupções, ele não precisará parar mais nos boxes em condições normais.

Penalidades Pesadas

O descumprimento da nova regra resultará em desclassificação direta. Caso a corrida seja suspensa ou encerrada por força maior e a regra não seja cumprida, o piloto recebe uma penalização de 30 segundos no tempo final se não tiver utilizado dois compostos diferentes ou três conjuntos distintos. Se não fizer nenhuma troca, a penalização dobra, somando mais 30 segundos.

Mudanças na Estratégia

Diferente dos anos anteriores, quando a classificação no sábado era praticamente decisiva, agora a estratégia das equipes terá de considerar o melhor momento para as duas paradas obrigatórias, balanceando ritmo de corrida e possibilidade de undercut (parar antes do rival para ganhar posição) ou overcut (ficar mais tempo na pista esperando que o rival pare antes).

Além disso, para forçar as paradas, a fornecedora de pneus enviará a configuração mais macia disponível. O composto C4, que costuma ser considerado macio em outros circuitos, será o pneu duro em Mônaco, tornando a degradação mais relevante.

Possíveis Estratégias Polêmicas

Há também a possibilidade de algumas equipes utilizarem um dos seus pilotos, especialmente aqueles que largarem mais atrás, para segurar adversários e permitir que o companheiro de equipe, mais rápido, abra uma vantagem confortável antes dos pit stops obrigatórios.

Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Equipes do pelotão intermediário, como a Sauber de Gabriel Bortoleto, podem ser ainda mais favorecidas por estratégias ousadas, especialmente por terem boxes localizados em posições mais vantajosas na saída dos pits.

Desafio Extremo no Traçado Mais Estreito da F1

O circuito de Monte Carlo segue sendo um dos maiores desafios da Fórmula 1. Suas 19 curvas extremamente estreitas e a ausência de áreas de escape deixam qualquer erro potencialmente fatal para as chances dos pilotos. Além disso, o asfalto acidentado da pista de rua dificulta ainda mais a aderência, enquanto o tamanho dos carros atuais torna as ultrapassagens quase impossíveis fora dos boxes.

Apesar disso, a expectativa é que a corrida de 2024 seja menos travada, mais estratégica e mais propensa a erros, tornando o GP de Mônaco deste ano um dos mais imprevisíveis dos últimos tempos.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna.Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

OUTRAS MATÉRIAS

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...