A Fórmula 1 anunciou a renovação de contrato com o circuito de Barcelona, na Catalunha, garantindo assim mais três edições do GP até 2032, além do já programado para esta temporada de 2026. A novidade é que ele irá ser realizado em formato de rodízio com o de Spa‑Francorchamps, na Bélgica.
O novo acordo prevê que, além de 2026, Barcelona irá receber corridas da F1 em 2028, 2030 e 2032. Nos anos de ausência do GP catalão, Spa‑Francorchamps irá sediar as etapas, iniciando assim um sistema de rodízio entre as duas sedes.
Anteriormente, havia sido anunciado que o GP da Holanda em Zandvoort realizaria seu último evento em 2026, com o GP de Portugal em Portimão retornando para ocupar sua vaga em 2027 e 2028.
A divisão da mesma vaga entre Barcelona e Spa ainda deixa uma lacuna a ser preenchida no calendário de 24 corridas para 2027, com o retorno do GP da Turquia em Istambul sendo considerado uma das opções favoritas.
“Esta renovação é o resultado de uma relação sólida e de uma colaboração estreita, representando um passo muito importante para consolidar ainda mais a Catalunha como um marco fundamental no calendário internacional”, disse Pol Gibert, CEO da Circuits de Catalunya SL. “A Fórmula 1 gera um impacto econômico de mais de 300 milhões de euros por edição, mas, acima de tudo, é um evento estratégico que ajuda a projetar a Catalunha mundialmente como um país capaz de sediar competições esportivas de alto nível”.
O CEO e presidente da F1, Stefano Domenicali, acrescentou: “Barcelona é uma cidade incrível, e os fãs de Fórmula 1 sempre nos recebem com muita paixão, por isso estou encantado que continuaremos a correr no Circuito de Barcelona-Catalunya pelos próximos anos. A equipe investiu muito no circuito e organizou festivais fantásticos para os fãs nos últimos anos, então estamos ansiosos para ver como eles continuarão a desenvolver a experiência, tanto para os presentes na corrida quanto para a cidade como um todo”.












