FIA aprova entrada da General Motors como fornecedora de motores na F1 a partir de 2029

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A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta quarta-feira (23) a aprovação da General Motors (GM) como fornecedora oficial de motores para a Fórmula 1 a partir de 2029. A empresa será responsável por desenvolver as unidades de potência da Cadillac, que estreará como equipe no grid em 2026.

Segundo a GM, os testes e o desenvolvimento do protótipo do motor já estão em andamento. A montadora também anunciou planos para a construção de uma nova fábrica, com investimento estimado em mais de R$ 800 milhões, nas proximidades do Centro Técnico da GM em Charlotte (EUA).

Parceria temporária com a Ferrari

Antes da entrada da GM como fornecedora própria, a Cadillac utilizará motores Ferrari. O acordo, já divulgado no fim de 2023, foi descrito como “plurianual” pela escuderia de Maranello, mas deve se encerrar em 2028, um ano antes da estreia dos propulsores desenvolvidos pela GM.

Foto: Divulgação

FIA comemora decisão e destaca expansão da F1

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, celebrou a aprovação e reforçou o impacto positivo da medida para o crescimento da categoria:

“Há mais de dois anos, a FIA aprovou a entrada de uma 11ª equipe na Fórmula 1, alinhada com nossa visão de expandir o grid e trazer novos talentos e oportunidades para o esporte. Embora o processo tenha sido desafiador em alguns momentos, o progresso atual comprova que valeu a pena.”

Ele ainda destacou: “A chegada da GM como fornecedora de motores é mais um marco na globalização da F1 e demonstra o interesse crescente de montadoras de elite, como a General Motors.”

Cadillac e Andretti: Uma parceria estratégica

A Cadillac, 11ª equipe da F1, é uma divisão da GM, maior montadora dos EUA. Na categoria, a marca atuará em parceria com a TWG Motorsports, que também gerencia a equipe Andretti — presente em competições como a Fórmula Indy e a Fórmula E.

A aprovação da equipe americana, no entanto, foi marcada por controvérsias. Originalmente, o plano era entrar na F1 sob o nome Andretti, em colaboração com a GM. Apesar do aval inicial da FIA em 2023, a Liberty Media (dona comercial da F1) rejeitou a entrada em janeiro de 2024,

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Sou jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, com graduação em Jornalismo e formação técnica em Administração. Minha carreira em Comunicação é marcada pelo desenvolvimento de habilidades em pesquisa, apuração de fatos, controle e elaboração de relatórios, além de criação de conteúdo voltado tanto para comunicação externa quanto interna. Ao longo da minha trajetória, atuei no desenvolvimento de pautas e redação de matérias, criação de conteúdo visual e apoio em campanhas de endomarketing. Nessas funções, minha dedicação à precisão e à responsabilidade na transmissão de informações tem sido uma constante.

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