A impressionante sequência de pódios de Lewis Hamilton no Grande Prêmio da Inglaterra chegou ao fim neste domingo. Desde 2014, o britânico sempre figurou entre os três primeiros em Silverstone, mas desta vez, com um quarto lugar, viu sua série ser interrompida. Foi sua estreia diante da torcida como piloto da Ferrari, mas a corrida foi marcada por dificuldades com a estratégia da equipe e pelas condições adversas de pista molhada, que transformaram a prova em um verdadeiro caos.
Hamilton, que detém o recorde absoluto de vitórias na corrida com nove triunfos — o último em 2024, ainda pela Mercedes —, agora soma 14 pódios na etapa britânica. Ele ficou fora do top 3 apenas em 2009 (16º lugar), 2011 (4º), 2012 (8º), 2013 (4º) e agora, em 2025.

Largando em quinto, o heptacampeão ganhou uma posição logo no início, após alguns pilotos apostarem em pneus slicks ainda na volta de abertura. Ele realizou seu primeiro pit stop na volta 11, calçando compostos intermediários. No entanto, a parada coincidiu com um momento de tráfego intenso nos boxes, o que lhe custou quatro posições, retornando à pista em oitavo.
Na parte final da prova, Hamilton conseguiu superar George Russell, Pierre Gasly e Lance Stroll, chegando a sonhar com o pódio. Contudo, não conseguiu reduzir a diferença para Nico Hülkenberg, que ficou com o terceiro lugar.
— Acho que o primeiro pit stop foi, definitivamente, uma má decisão. Acabei sofrendo um undercut de vários pilotos. Preciso analisar melhor o que aconteceu — declarou o britânico. — Perdemos tempo, ou melhor, muitas posições devido à estratégia. Não entendo como fui de quarto para oitavo tão rapidamente. Fiquei preso atrás de alguns carros e isso dificultou tudo — completou.
Na tentativa de ganhar ritmo, Hamilton colocou pneus macios usados a dez voltas do fim, após relatar desgaste excessivo nos intermediários. Mesmo com os compostos mais rápidos, sua vantagem em relação a Hülkenberg não aumentou como esperado. O alemão da Sauber utilizava pneus médios, quatro voltas mais novos, e conseguiu manter a posição.

Além das dificuldades estratégicas, Hamilton enfrentou os desafios da pista molhada, escorregando em diversas curvas e comprometendo seu desempenho. Mesmo nos anos mais instáveis com a Mercedes, como em 2022 e 2023, ele havia conseguido subir ao pódio em Silverstone — ficando em terceiro em ambas as edições.
Em 2022, Hamilton terminou o campeonato apenas em sexto lugar, enquanto em 2023 foi o terceiro colocado. Em 2025, já vestindo vermelho, o cenário continua discreto: ele ocupa a sexta posição no Mundial, uma atrás do companheiro Charles Leclerc.
A Ferrari, por sua vez, tem sofrido com a falta de consistência na temporada e busca se manter na briga pelo vice-campeonato de construtores. Até o momento, o time conseguiu subir ao pódio apenas com Leclerc, que soma quatro top 3 no ano. Já Hamilton ainda persegue seu primeiro pódio em 2025, acumulando três quartos lugares nas etapas de Emilia-Romagna, Áustria e Inglaterra.