Na final da tarde de domingo (28) houve a final do Elite 16 Rio de Janeiro, uma decisão 100% nacional. Levou quase um ano, mas os torcedores brasileiros novamente puderam acompanhar uma final assim. Na maior disputa do circuito mundial de vôlei de praia, quem brilhou foram Rebecca e Carol Solberg. As duas levaram a melhor na final do Elite 16 Rio de Janeiro 2025.
Na final, a dupla venceu Thâmela e Victoria, que também são brasileiras, por 2 a 1, com parciais de 18/21, 21/18 e 15/11, em uma partida que durou quase uma hora. Essa foi a primeira vez que duas duplas brasileiras se enfrentaram em uma final de Elite 16. Nesta temporada, também rolou uma disputa entre elas: Rebecca e Carol venceram na final do Circuito Sul-Americano contra Thâmela e Victoria , a última vez que o Brasil teve duas duplas na final do Elite 16 foi em outubro de 2024, em João Pessoa. Naquele dia, Thâmela e Victoria bateram Taiana e Talita por 2 a 0 (21/14 e 21/14) e garantiram a primeira conquista delas no circuito mundial.

O título consagra a recuperação de Rebecca e Carol Solberg durante a etapa no Rio de Janeiro. Elas tiveram uma vitória e uma derrota na fase de grupos, venceram na segunda rodada, mas perderam nas oitavas. A vaga nas quartas veio só pelo critério de desempate. Daí para frente foi só vitória: contra as canadenses Melissa e Brandie, vice-campeãs olímpicas em Paris 2024, e depois contra as americanas Cannon e Kraft na semifinal.O resultado na final do Elite 16 Rio 2025 confirmou a boa fase das duplas brasileiras no circuito. Formadas neste ano, Carol e Rebecca já somam duas vitórias e três finais em nove etapas – título na estreia em Quintana Roo (México) e vice em Brasília. Com isso, subiram para a segunda posição do ranking mundial, se firmando como uma das duplas mais fortes do ciclo até LA28.
Atrás delas só estão Thâmela e Victoria, que já chegaram a quatro finais e têm duas vitórias (Saquarema e Ostrava) em nove etapas. Formadas no segundo semestre, elas lideram o ranking mundial. Faltam apenas duas etapas do Elite 16 em 2025 antes da grande final em Itapema (3 a 7 de dezembro). A próxima será em Newport Beach (EUA), de 7 a 11 de outubro, e depois a disputa segue para Cape Town (África do Sul), entre 22 e 26 de outubro.