A Volleyball World anunciou nesta sexta-feira (26) as próximas sedes do Campeonato Mundial de Vôlei. Pela primeira vez na história, os Estados Unidos e o Canadá receberão a competição feminina em 2027. Já o Mundial masculino de 2029 terá como palco o Catar. A sede do torneio masculino de 2027 ainda não foi definida pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
— Estamos orgulhosos de confirmar não uma, mas três sedes incríveis: Estados Unidos, Canadá e Catar. Estamos confiantes de que vamos entregar torneios inesquecíveis para atletas, fãs e todos que fazem parte do movimento global do vôlei — declarou Fabio Azevedo, presidente da FIVB.

A fase final do Mundial feminino de 2027 será disputada em Anaheim, na Califórnia, cidade localizada na região metropolitana de Los Angeles. O local também será sede das competições de vôlei durante os Jogos Olímpicos de 2028.
O Catar, por sua vez, foi confirmado como anfitrião da competição masculina em 2029. Segundo Ugo Valensi, CEO da Volleyball World, a escolha reflete o crescimento do mercado esportivo no Oriente Médio.
— O calibre de nossas sedes vai engrandecer ainda mais o momento do vôlei. Estamos abrindo portas para novas parcerias e engajamento dos fãs, trazendo inovação e valor de longo prazo para o esporte — destacou.
O Campeonato Mundial de Vôlei reúne as 32 melhores seleções de cada naipe e, a partir de 2025, passou a ser realizado a cada dois anos. Até então, era disputado a cada quatro, em modelo semelhante à Copa do Mundo de Futebol e aos Jogos Olímpicos.
Na última edição, em 2025, o Brasil conquistou a medalha de bronze no torneio feminino. Já a seleção masculina registrou a pior campanha de sua história, terminando na 17ª colocação.