O Flamengo decidiu cancelar de forma definitiva a contratação do atacante Mikey Johnston. O jogador, que já tinha um acordo com o clube carioca, era esperado no Rio de Janeiro nesta terça-feira, mas teve seu voo desmarcado após ser informado da desistência por parte do Rubro-Negro.
A decisão ocorreu após uma forte repercussão negativa nas redes sociais, além de pressão interna de setores políticos do clube. Nesta segunda-feira, o ge já havia antecipado que o Flamengo estava recuando na negociação em função da insatisfação gerada entre conselheiros, dirigentes e parte da torcida.
Internamente, comparações foram feitas entre Johnston e o meia Juninho, contratado no início do ano junto ao Qarabag, do Azerbaijão. Ambos são vistos como reforços de baixo impacto técnico, o que gerou resistência à chegada do irlandês de 26 anos, atualmente no West Bromwich, da segunda divisão inglesa. O valor da negociação — cerca de 5 milhões de libras (quase R$ 37 milhões) — também foi considerado elevado e recebeu críticas.

O clube utilizou um relatório do departamento médico, que detalha o histórico de lesões do jogador, como justificativa oficial para o recuo. No entanto, de acordo com o site Transfermarkt, a última lesão relevante de Mikey ocorreu em março de 2022, quando sofreu um problema no tornozelo.
O nome de Johnston causou polêmica desde que foi ventilado. A repercussão negativa nas redes sociais logo se estendeu aos bastidores do clube, com pressão direta de figuras influentes da diretoria, do Conselho Deliberativo e até mesmo de profissionais do departamento de futebol, incluindo o presidente Rodolfo Landim e o vice Bap.
O entendimento interno é de que Mikey chegaria para compor elenco e disputar posição sob o comando de Filipe Luís. Entretanto, há o consenso de que, se o clube tivesse anunciado outros reforços de maior peso antes, a contratação do atacante poderia ter sido melhor recebida.
Além de Mikey, o Flamengo negocia atualmente a contratação do meia Jorge Carrascal, mas enfrenta dificuldades na negociação com o Dínamo Moscou, da Rússia, que resiste à liberação do atleta.
Na última temporada, Mikey Johnston atuou em 41 partidas, sendo titular em 25 delas, com três gols marcados e cinco assistências pelo West Bromwich. O jogador tem passagens anteriores por Celtic e Vitória de Guimarães, além de representar a seleção da Irlanda, embora tenha nascido na Escócia.